A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, realizou nesta quarta-feira (23) uma operação de patrolamento nas vias do assentamento 21 de Abril, localizado no bairro Pedra 90, região Sul da capital. A ação integra o cronograma de manutenção viária das estradas urbanas e rurais e tem como objetivo melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança no deslocamento de veículos e moradores da região.
Desde o início de 2025, mais de 730 quilômetros de estradas já foram atendidos com serviços de nivelamento e reestruturação em diferentes pontos do município. Atualmente, a Prefeitura mobiliza doze frentes de trabalho simultâneas que atuam nos bairros Parque Cuiabá, Nova Esperança II, Vila Nova - Coxipó, Pedra 90, Distrito do Sucuri, 1º de Março, Manso, EcoVille I, Distrito da Guia e comunidade Formosa.
Além das ações de patrolamento, as equipes também estão empenhadas na manutenção do sistema de drenagem em bairros como Altos da Serra, Jardim Presidente, Recanto do Salvador e Residencial Ubirajara. A medida visa aumentar a durabilidade dos serviços executados nas vias, sobretudo durante o período chuvoso.
Segundo levantamento técnico da pasta, Cuiabá possui cerca de 700 km de vias rurais que necessitam de manutenção periódica. Mesmo diante das chuvas intensas registradas nos primeiros meses do ano, a atual gestão já alcançou a marca de 510 km atendidos, incluindo trechos que precisaram ser revisados devido aos efeitos do clima.
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que o trabalho é contínuo e atende à prioridade da gestão em levar mais dignidade às comunidades.
“Nosso compromisso é garantir melhores condições de mobilidade para todos os cuiabanos, especialmente aqueles que vivem nas regiões mais afastadas e que, por muitos anos, foram esquecidos. Estamos com nossas equipes atuando diariamente para atender essas demandas com agilidade e responsabilidade”, afirmou o secretário.
O serviço de patrolamento consiste no nivelamento do solo com aplicação de materiais como areia, barro e brita. Após o preenchimento de buracos e imperfeições, as vias são molhadas com apoio de caminhões-pipa e, em seguida, passam pela compactação com uso de motoniveladoras e rolos compressores, o que garante maior durabilidade e conforto para os condutores.
oliver
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 09h05