Cidades

Segunda-Feira, 17 de Março de 2025, 10h46

ALERTA

Acidentes com animais peçonhentos sobe 49% em Cuiabá

JOICE GONÇALVES

TVCA

 

Cuiabá registrou um aumento significativo no número de acidentes com animais peçonhentos em 2025. Os casos cresceram 49,6% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT), na segunda-feira (10).

Somente em fevereiro, foram registrados 83 atendimentos envolvendo animais peçonhentos. Desse total, 15 envolvem residentes da capital e 18 não residentes.A região da Grande Morada da Serra permaneceu como a mais afetada por acidentes envolvendo animais peçonhentos, seguindo a mesma tendência observada em janeiro.

No ano passado, a média de notificações até o final de fevereiro foi de aproximadamente 14,1 casos, enquanto em 2025, essa média subiu para cerca de 21,1 notificações. Foram registrados 61 casos envolvendo residentes e 18 acidentes com moradores de outros municípios.

Já em fevereiro de 2025, houve um aumento, com 83 casos entre os residentes e 18 acidentes com não residentes. Os animais peçonhentos são todos os que possuem veneno e conseguem injetá-lo em outro animal.

Entre os casos notificados, os escorpiões lideram o ranking com 14 acidentes, seguidos pelas serpentes, que somaram 9 ocorrências. Outros animais, como lagartas e abelhas, além de casos não identificados, representaram 7% dos acidentes registrados.

Entre os residentes de Cuiabá, 18% dos acidentes foram causados por outros animais, enquanto os escorpiões e as serpentes corresponderam, respectivamente, a 60% e 20% dos casos.

Dicas para evitar acidentes com animais peçonhentos

Utilizar calçados e luvas durante atividades de jardinagem e ao manusear materiais de construção

Evitar acumular entulhos e materiais inservíveis

Verificar calçados, roupas de cama e de banho antes de utilizá-los

Manter camas afastadas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários

Realizar limpeza regular de móveis, cortinas, quadros e cantos de parede

Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés, bem como a caixa de gordura

Manter limpa a caixa de gordura, o entorno das residências, incluindo jardins e quintais

Evitar plantas do tipo trepadeiras e bananeiras próximas às casas e manter a grama sempre cortada

Realizar a limpeza de terrenos baldios

Confira também: Veja Todas