Quinta-Feira, 05 de Junho de 2025, 16h12
LOCAL PROVISÓRIO
Ambulantes ficarão em travessa perto da Praça Ipiranga, em Cuiabá
Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá definiu, nesta quinta-feira (5), que a Travessa Desembargador Lobo, nas proximidades da Praça Ipiranga, será o novo espaço provisório para os vendedores ambulantes que atuavam nas calçadas do Centro da cidade. A medida foi anunciada após uma reunião realizada na Câmara Municipal, que contou com a presença de vereadores e secretários do município.
A decisão foi tomada em caráter emergencial, após o início da operação de desocupação das calçadas centrais, realizada nas primeiras horas do dia. A ação começou às 6h e contou com a participação das secretarias de Ordem Pública, Segurança Pública Municipal e com o apoio da Polícia Militar. Todo o processo ocorreu de forma ordeira e pacífica.
A partir desta quinta-feira (5), os ambulantes estão proibidos de permanecer nas calçadas do Centro, especialmente nas avenidas Isaac Póvoas, 13 de Junho e Getúlio Vargas. O prefeito Abilio Brunini reafirmou que a intenção da gestão é impedir o retorno dos trabalhadores a essas vias, como parte do esforço para reorganizar o espaço urbano e garantir a mobilidade dos pedestres.
“Queremos reorganizar o Centro com responsabilidade. A gente vem avisando há dois meses. Não é nossa intenção apreender mercadoria de ninguém. Imagina o seguinte: se uma mercadoria dessas é apreendida, muitas vezes o ambulante não consegue comprovar a posse, e aí ela fica na prefeitura sem destinação legal. A gente não quer passar por isso. É ruim para os comerciantes, é ruim para os ambulantes e é ruim para a gente também. Por isso, essa negociação que estamos mantendo é muito positiva. É um sinal que admiramos e que mostra que estamos no caminho de uma boa solução. Tenho certeza de que vai dar tudo certo”, destacou o prefeito.
Com o apoio dos vereadores e secretários presentes, ficou acordado que os ambulantes ocuparão, por um período experimental de 30 a 60 dias, a Travessa Desembargador Lobo. Durante esse tempo, a Prefeitura irá avaliar a viabilidade do novo local. Se a experiência for positiva, um projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal para transformar a travessa em um calçadão definitivo para o comércio informal.
“Estou atendendo uma sugestão dos próprios vendedores. Vamos deixá-los se adaptar e, nesse período, estudar se o novo espaço funcionou. Depois, vamos mandar o projeto para a Câmara e, futuramente, transformar esse local em um calçadão para a venda. Se não der certo, a gente reavalia e encontra outro espaço”, afirmou Abilio.
A reunião decisiva aconteceu na Câmara de Cuiabá e contou com a presença dos vereadores Michelly Alencar, Baixinha Girardelli, Mário Nadaf, Maria Avalone, Samantha Íris, Wilson Kero Kero, Maysa Leão, Cezinha Nascimento, Rafael Ranalli e Gustavo Padilha. Também participaram os secretários municipais Fernando Medeiros (Turismo), Ana Karla Costa (Comunicação) e Juliana Palhares (Ordem Pública), que acompanharão de perto a fase de adaptação dos ambulantes ao novo espaço.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Dilemário Alencar, reforçou que a proposta da travessa busca garantir segurança jurídica e melhores condições de trabalho para os vendedores, além de contribuir para o ordenamento urbano da capital.
Além disso, ficou definido que vendedores de frutas, sucos, alimentos, açaí e plantas poderão continuar atuando em praças públicas, desde que estejam devidamente autorizados por meio do TPU (Termo de Permissão de Uso), documento emitido pela prefeitura que regulamenta a ocupação dos espaços
Vicente | 06/06/2025 07:07:57
InadmissÃvel fechar uma rua com transito intenso para beneficio de alguns, logo no centro.
eleitor atento | 05/06/2025 16:04:32
Gostaria de saber quando será regularizada as feiras livres em linhas de onibus, aqui no Residencial Paiaguas vira uma bagunça...
TJ mantém pena de sargento do RJ que caiu com 300 kg de cocaína em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 23h18
Marmorista e cabeleireiro arrumaram armas para assalto a banco em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h40
TJ mantém fornecimento de remédios a criança com diabetes em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h30
TJ nega recurso de ex-assessor na condenado por assassinato
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h27
Mutirão Pai Presente começa em Cuiabá
Segunda-Feira, 04.08.2025 17h49