Sábado, 29 de Outubro de 2022, 11h51
INCLUSÃO SOCIAL
Biblioteca Modelo aposta em acessibilidade para levar cultura e conhecimento
Primavera do Leste tem acervo com 64 livros em braile, impressora de escrita tátil, elevador e banheiro adaptado.
Da Redação
Biblioteca é um organismo vivo, não um depósito fechado de livros. O segredo do sucesso é investir na acessibilidade, e justamente essa é a ideia da Biblioteca Modelo, no Primavera III.
“A localização dessa biblioteca é minuciosamente planejada, a ideia foi descentralizar e facilitar o acesso ao conhecimento para toda a população, com um espaço cultural em uma das regiões que mais crescem na cidade”, destaca o prefeito Leonardo Bortolin.
Seu acervo é de 10.572 títulos. São 64 em braile, que segundo o Bibliotecário José Carlos Araújo conta que são dos mais variados temas “Tem livro de filosofia, romance, ficção, obras da Clarice Lispector e outros grandes escritores”.
Ele explica que a aquisição dessas obras foi feita sem custos através do Instituto Benjamin Constant, uma instituição federal da administração direta, ligada ao ministro da Educação, especializada na educação e atendimento de pessoas cegas e com baixa visão.
O local ainda conta com scanner de voz e impressora em braile, além de um ambiente seguro e equipado, garantindo total acesso a pessoas com deficiências visuais.
Biblioteca para todos
A acessibilidade não para por aí, o prédio conta com rampa, elevador e banheiro adaptado.
“A cultura só tem um papel transformador na sociedade no momento que chega a todas as pessoas, nosso dever cívico é trabalhar para a inclusão de qualquer primaverense”, afirma o vice-prefeito, Ademir Goes.
A Biblioteca Modelo tem dois pisos. No primeiro fica a farmácia popular, computadores para inclusão e sala de jogos.
Já no segundo, que é o superior, é o andar silencioso. A ideia é ser um local de descanso, com poltronas, gerando conforto ideal para estudo e leitura.
Dia Nacional do Livro
A Biblioteca Modelo tem pouco mais de 1 ano e meio, e neste dia do livro, já tem muito o que comemorar, neste Dia Nacional do Livro, comemorado 29 de outubro.
“É uma alegria muito grande proporcionar a possibilidade de conhecimento. Um grande livro tem início, mas não acaba, porque vive dentro da gente”, salienta Bortolin.
O espaço público, é totalmente de graça. Além de livros, oferece acesso à internet, impressões, xerox, além da ajuda para confeccionar um currículo.
A biblioteca funciona todos os dias das 8h às 12h e das 14h às 18h.
STJ nega transferência de megatraficante para cumprir pena em MT
Domingo, 13.07.2025 20h50
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55