Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 15h11
Casais oficializam união no projeto Araguaia Cidadão
Da Redação
O casamento é a união de duas pessoas que decidem se tornar uma só, realizar o mesmo sonho e lutar pelo mesmo ideal. Com o objetivo de tornar essa oportunidade real é que o Araguaia Cidadão fez na última semana uma série de casamentos sociais, nas cidades de Luciara (9 de novembro), São Félix do Araguaia (10) e Novo Santo Antônio (12). Os eventos movimentaram as cidades tendo em vista que noivos puderam chamar os familiares e amigos para presenciar o momento especial.
Em São Félix do Araguaia, dentre os 14 casais que se uniram, oito eram da comunidade de Esporão do Leste, a 200 quilômetros de distância. Ansiosas, as noivas vieram pela manhã e foram recebidas no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da cidade onde tomaram banho, fizeram maquiagem e se vestiram de noiva para esperar a chegada do momento em que falariam ‘sim’ para o esposo.
Em Luciara, houve oito casais e em Novos Santo Antônio, outros dois. Em todos os lugares por onde o Araguaia Cidadão passa, os casamentos são totalmente gratuitos para os casais que se dispõe a participar. A medida é possível por conta de uma parceria firmada entre o Poder Judiciário, os cartórios extrajudiciais locais para que sejam dispensados os emolumentos referentes ao casamento e Defensoria Pública, que certifica a hipossuficiência do casal. Puderam participar do evento as famílias que percebem renda básica de dois a três salários mínimos. Cada casamento, se fosse pago, poderia chegar a R$ 600.
Dentre os noivos de São Félix estava o casal Alex Coelho de Souza e Deuseir Araújo Ferreira, juntos há 15 anos e com três filhos, um de 14 anos, outro de 12 e o menor de dois meses. Eles já se consideravam casados, mas o marido resolveu oficializar a união porque “queria que a união fosse mais completa”. Para tanto, aproveitou a oportunidade e a gratuidade do evento.
“A gente acabou indo morar juntos e as crianças vieram em seguida e fomos continuando. A gente nem estava mais cogitando casar, mas daí ela recebeu pelo whatsApp uma mensagem falando dos serviços que seriam ofertados no mutirão e me contou, então eu falei com ela se podíamos oficializar e ela aceitou. Nós nos encaixamos em todos os requisitos e agora estamos legalizando a situação. Nós já estávamos bem, mas queríamos completar o que já existia.”
O coordenador do Araguaia Cidadão, juiz José Antonio Bezerra Filho, explicou aos casais presentes que cada detalhe foi minuciosamente pensado para trazer muita alegria e felicidade a um momento tão especial. “Vejo casais carinhosos aqui e quero desejar que continuem amando profundamente um ao outro e que deem o exemplo aos filhos e netos. Esse casamento só foi possível devido ao esforço dos parceiros que acreditam na ação. Hoje é um dia abençoado e queremos que seja a semente de um futuro de esperança e ainda mais consolidado pelo amor.”
A juíza Janaína Cristina de Almeida, que jurisdiciona as três cidades, destacou que em cada casamento ela percebe o quanto a ação aproxima o Judiciário da sociedade. “Eu pude perceber aqui, no olhar de cada um dos casais, o amor e fico muito feliz em saber que, apesar de todas as dificuldades, o amor ainda se sobressai. Vejo também a felicidade, o companheirismo e o respeito. Desejo que esses sentimentos ajudem a superar os obstáculos que todos os casais enfrentam. O Judiciário mato-grossense se esforça em estar cada vez mais perto dos cidadãos ouvindo e ajudando em seus anseios, motivo da realização desse grande evento.”
O casamento comunitário é realizado em todas as cidades que recebe o Araguaia Cidadão. O próximo já está marcado para ser feito em Cocalinho (866 quilômetros de Cuiabá), no dia 15 de novembro.
TJ condena dois do CV por cobrar "taxa de camisa" em MT
Quinta-Feira, 17.07.2025 21h43
CADs em treinamento usam casacos e sacolas
Quinta-Feira, 17.07.2025 20h32
Disciplina do CV pega 20 anos por executar rival com 10 tiros em MT
Quinta-Feira, 17.07.2025 20h19
TJ mantém júri de assassino em Sorriso
Quinta-Feira, 17.07.2025 20h16
Nova Rota realiza interdição temporária em Nova Mutum
Quinta-Feira, 17.07.2025 20h11