Participantes da Semana de Formação dos Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs), iniciada na última segunda-feira (14), relataram desconforto e constrangimento diante da infestação de pombos no local. Alguns deles foram atingidos com fezes dos animais durante o treinamento e outros utilizaram itens como casacos ou sacolas para se proteger. O evento termina na sexta-feira (18) e os organizadores colocaram pessoas para afugentar as aves e tentar controlar a situação considerada "humilhante" por alguns trabalhadores.
O treinamento de CADs é realizado pela empresa terceirizada Terceirize Mais em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. "Estão assistindo ao treinamento com sacolas na cabeça. Se sentindo humilhadas. Estão sendo bombardeadas pelas pombas", diz trecho de uma denúncia encaminhada à reportagem.
Aparentemente inofensivos, os pombos podem transmitir doenças por meio das fezes, além de desencadear reações alérgicas. A inalação de esporos liberados por esses animais pode causar criptococose, uma infecção causada por fungos. A reportagem do procurou a Secretaria Municipal de Educação, que explicou que o evento foi organizado pela empresa e não tem ligação com a formação.
Procurada, a administração da Terceirize Mais informou que o prédio foi locado para ser sede do evento e está apto para receber pessoas para o treinamento. Além disso, o administrador explicou que não tinha conhecimento da presença dos animais até o solicitar informações.
“Infelizmente, ocorreu de pombos voarem e atingir algumas pessoas, mas a gente contornou a situação. Colocamos pessoas ali em cima onde eles estavam e as aves foram espantadas. Agora não tem pombo mais. O evento está sendo feito com maior cuidado”, informou um membro da equipe de organização da Semana de Formação.
O Aecim Tocantins é localizado em anexo à Arena Pantanal e utilizado para eventos esportivos e shows. Atualmente é gerenciado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).
A Secel relatou que não tinha conhecimento prévio da situação narrada pelos profissionais CADs, mas que o setor responsável irá analisar a situação e tomar providências necessárias para eventos futuros.
A empresa Tercerize encaminhou a seguinte nota:
A Terceirize Mais informa que a formação dos cuidadores de alunos com deficiência, realizada entre os dias 14 e 18 de julho, foi cuidadosamente planejada para garantir conforto, climatização, segurança e bem-estar aos mais de 800 colaboradores participantes, por turno.
O espaço escolhido para o evento conta com todos os alvarás de funcionamento em dia e é regularmente utilizado para a realização de eventos esportivos e religiosos de grande relevância na cidade, demonstrando sua aptidão para receber atividades de grande porte.
Com mais de 90% de aprovação entre os participantes até o momento, a empresa reforça seu compromisso com a qualidade de cada etapa da formação, mantendo-se atenta a todos os aspectos que envolvem a experiência dos colaboradores.
Leal
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 21h40Indigninadissimo
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025, 21h09