Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2024, 14h44
FINADOS
Católicos se preparam para celebrar dia em MT
Da Redação
Fiéis da Arquidiocese de Cuiabá já estão preparando as celebrações para o próximo sábado, dia 2 de novembro, no feriado dedicado à oração pelos fiéis defuntos, popularmente conhecido como “Dia de Finados”. Essa data, que ocorre após a Solenidade de Todos os Santos, é marcada pela tradição de meditar e rezar pelos mortos.
Esta celebração, embora não seja um preceito para os membros da Igreja, faz com que os católicos reflitam sobre sua própria morte, dediquem suas orações, piedosa e concretamente, diante daqueles que se foram, lembrando da vida que passa.
O arcebispo metropolitano, Dom Mário Antonio, celebrará a Santa Missa na Capela do Cemitério da Piedade, às 9h30. As paróquias da Arquidiocese de Cuiabá também tem programação para o próximo dia 02. Na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá as celebrações serão realizadas às 6h30 e a Solenidade de Todos os Santos às 18h30.
No Cemitério Bom Jesus, no Parque Cuiabá, as celebrações serão realizadas às 8h e às 16h. Em Várzea Grande a Santa Missa está marcada às 6h30 e às 18h30 na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Também haverá missas nos cemitérios 23 de Setembro e Costa Verde, às 7h. No Cemitério Souza Lima e Pai André, também em Várzea Grande, as celebrações serão às 9h. ÀS 16h os padres vão celebrar no Cemitério São Francisco, no centro da cidade.
INDULGÊNCIA PLENÁRIA
Por ocasião da memória dos fiéis defuntos, a Igreja concede a indulgência plenária a quem estiver em condições para lucrá-la pelas almas do Purgatório. A Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, de Sua Santidade o Papa Paulo VI, ressalta na norma 15 a importância da indulgência plenária, prática antiga da Igreja pela qual se garante o livramento de um ente do purgatório.
A indulgência nada mais é que a aplicação dos méritos dos grandes santos para o perdão das penas temporais que decorrem do pecado cometido por alguém. Isso é possível, segundo a fé católica, por conta da comunhão dos Santos no Corpo de Cristo, que é a Igreja.
Para receber essa graça e possibilitar o fim da espera de um familiar no purgatório, alguns critérios precisam ser concluídos:
1 – Detestar todos os pecados, inclusive os mais leves;
2 – Ter realizado o sacramento da confissão recentemente;
3 – Participar da Santa Missa e comungar com esta intenção;
4 – Rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, uma Ave Maria e um Glória e
5 – Visitar o cemitério e rezar pelo falecido que deseja possibilitar esse fim de espera pelo céu.
Cuiabá convoca 78 aprovados para Educação
Segunda-Feira, 07.07.2025 21h38
Mapeamento da Defesa Civil identifica áreas de risco
Segunda-Feira, 07.07.2025 21h19
STJ reduz pena de traficante preso com 350 gramas de maconha em Cuiabá
Segunda-Feira, 07.07.2025 21h18
Cidade em MT faz concurso com salário de até R$ 11,5 mil
Segunda-Feira, 07.07.2025 20h38
Trânsito funcionará em pare e siga até sexta
Segunda-Feira, 07.07.2025 20h32