Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 14h41
Cejusc pacifica conflitos familiares e demandas cíveis
Da Redação
Cidadãos que buscam solucionar demandas da área da família, como guarda de filhos, divórcio, pensão alimentícia e conflitos cíveis (desentendimento entre vizinhos, falha na prestação de serviços, cobrança de dívidas e outras) ocorridas em Cuiabá, têm à disposição o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Cuiabá.
A unidade judiciária é dedicada à pacificação de problemas por meio do método da autocomposição, em que as partes participam ativamente do processo e chegam a uma decisão consensual. A solicitação de uma audiência de conciliação pode ser feita por e-mail, WhatsApp, balcão virtual, telefone ou pessoalmente.
Vantagens
A celeridade e o atendimento humanizado estão entre os benefícios de quem solicita a ajuda do Cejusc da Capital. Em situações de divórcio, por exemplo, as partes envolvidas são encaminhadas para uma Oficina de Parentalidade, espaço onde recebem orientações sobre como lidar com a separação e preservar os vínculos com os filhos.
O Cejusc da Capital também presta serviços de garantia à cidadania, com o Projeto Pai Presente. A iniciativa realiza gratuitamente exames de DNA para reconhecimento de paternidade, seja por solicitação espontânea, ou nas demandas das Varas de Família da Capital.
A unidade judiciária também é responsável pela realização das audiências de tentativa de conciliação e mediação de todas as varas cíveis da Comarca de Cuiabá.
As demandas que chegam à unidade judiciária são atendidas por uma equipe qualificada composta por mais de 50 mediadores credenciados e oito conciliadores e mediadores.
Como acessar?
Uma das partes que deseja solucionar o conflito, antes da judicialização do caso, pode manifestar a vontade ao Cejusc da Capital, que segue um fluxo de atendimento de cinco etapas:
1. Um das partes entra em contato via WhatsApp (65) 99218-4044, e-mail ou balcão virtual;
2. Recebe o primeiro atendimento e as orientações iniciais;
3. É encaminhado um formulário, que a parte preenche e devolve;
4. Com os dados recebidos, o Cejusc abre o procedimento;
5. Se necessário, já são agendadas a Oficina de Parentalidade ou a audiência de conciliação, que pode ocorrer no formato on-line ou presencial.
Já nos casos de conflitos já judicializados, a solicitação de conciliação/mediação pode ser realizada nos autos do processo via Processo Judicial eletrônico (PJe).
Normativas
Instalado pela portaria n.º 006/2012-NPMCSC-Pres, o Cejusc da Capital é coordenado pelo juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior.
Conatos do Cejusc Virtual Estadual
Telefones: (65) 3648-6065/3648-6575
Celular: (65) 99218-4044
E-mail: cejusc.capital@tjmt.jus.br
Balcão Virtual: https://tjmt-teams-apps-balcao-virtual.azurefd.net/meeting/BV-CEJUSC-CentroJudiciariodeSolucaodeConflitos
Endereço: Fórum da Comarca da Capital, Prédio Desembargador José Vidal, Av. Des. Milton Figueiredo Ferreira Mendes s/nº - Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT – CEP.: 78043-263
TJ mantém pena de sargento do RJ que caiu com 300 kg de cocaína em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 23h18
Marmorista e cabeleireiro arrumaram armas para assalto a banco em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h40
TJ mantém fornecimento de remédios a criança com diabetes em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h30
TJ nega recurso de ex-assessor na condenado por assassinato
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h27
Mutirão Pai Presente começa em Cuiabá
Segunda-Feira, 04.08.2025 17h49