Cidades

Terça-Feira, 10 de Agosto de 2021, 09h37

PANDEMIA

Cinco escolas em Cuiabá e VG registram casos de Covid e suspendem aulas

Seduc orienta quarentena de 14 dias onde casos foram registrados

EMILY MAGALHÃES

Da Redação

 

Duas escolas de Várzea Grande e três de Cuiabá suspenderam as aulas após profissionais e alunos testarem positivo para a Covid-19. As atividades presenciais de forma híbrida e escalonada foram retomadas na última terça-feira (3) pela rede estadual de ensino.

A Escola Estadual Profª Marlene Marques de Barros no Jardim Imperial, em Várzea Grande, suspendeu as aulas desde a última sexta-feira (6) após dois alunos e uma técnica nutricional testarem positivo para o coronavírus. Na Escola Estadual Jaime Verissimo de Campos Junior, "Jaiminho", localizada no Jardim Tarumã, três professores testaram positivo para Covid-19.

A direção de unidade suspendeu as aulas nesta segunda e terça-feira (9 e 10) para sanitização do ambiente.  A tendência é de que as aulas retornam na quarta-feira.

O CMEI Wilson Sodré Farias, da rede municipal de Várzea Grande, também teve casos confirmados. Mas, a gestão decidiu manter a unidade em funcionamento. Já em Cuiabá, a Escola Estadual Souza Bandeira, na Avenida Fernando Correa da Costa, teve dois casos de Covid-19 confirmados.

A direção avisou os pais sobre a suspensão das aulas. “Comunicamos que tivemos 2 casos  de Covid-19 confirmados em nossa Unidade Escolar. Nossa escola passará por higienização e desinfecção amanhã, portanto, não haverá aula para os alunos do período matutino e do vespertino pois todos os professores (as) deverão fazer o teste da Covid”, comunicou a equipe gestora da unidade.

Outras duas escolas que suspenderam as atividades por registrarem casos de novo coronavírus são a Heliodoro Capistrano da Silva, no Parque Cuiabá, e Aureolina Eustácia Ribeiro, no bairro Cidade Verde. Ambas tiveram um funcionário contaminado. 

O Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público) está realizando um levantamento sobre outras unidades escolares que registraram casos de Covid-19 após o retorno das atividades presenciais. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que orientou a escola a seguir o plano de contingência elaborado. Neste caso, deve ser determinada quarentena de 14 dias.

NOTA SEDUC

Sobre casos de Covid-19 na Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Junior, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) esclarece:

A Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior, em Várzea Grande, informou que houve três casos de professores com resultado positivo para Covid-19 e que destes apenas um teve contato com estudantes.

A Seduc orientou a escola a seguir o plano de contingência que determina: quando algum profissional ou aluno de uma das bolhas de relacionamento apresentar sintomas, contrair o vírus ou estiver em contato com alguém infectado, toda a bolha deverá entrar em quarentena pelo período recomendado nos protocolos vigentes (14 dias). 

A Seduc-MT reforça a necessidade das escolas inserirem as informações sobre casos suspeitos ou confirmados no Indica-SUS.

Comentários (15)

  • MARIA APARECIDA MOREIRA DA SILVA |  11/08/2021 09:09:17

    Todos nós somos sujeitos a contrair essa doença. A vida continua, o importante é se cuidar na escola ou fora dela. Vida que segue!

  • Tereza |  10/08/2021 20:08:03

    Podem estar infectados mas garanto que não foi em escola que pegaram, aula começou agora, pode ter ctz que a maioria pegou nos barzinhos que andam todos lotados, em.sala de aula vão estar mais protegidos do que os lugares que frequentam . Mais uma desculpa para não iniciar aulas.

  • Ana |  10/08/2021 16:04:25

    Nada a ver, se testar positivo é somente seguir o plano de contingência que determina: quando algum profissional ou aluno de uma das bolhas de relacionamento apresentar sintomas, contrair o vírus ou estiver em contato com alguém infectado, toda a bolha deverá entrar em quarentena pelo período recomendado nos protocolos vigentes (14 dias). A população esta indo em todos os lugares, mas é somente na escola que não pode funcionar.... incoerência.

  • Bolsonaro2022 |  10/08/2021 16:04:09

    Eu que não trabalho em escola nem tenho filhos, quero mais é que se lasquem! Bora bora que o Brasil não pode parar!

  • aloisio |  10/08/2021 16:04:06

    Contaminação na escola só é surpresa para quem não conhece nossas escolas e seu entorno. Pode surpreender quem não conhece sua arquitetura. Dificilmente, encontraremos nelas mais de dois banheiros, vitrôs emperrados, que não permitem abrir e não favorecem a ventilação e a incipiente cultura do uso de máscara e álcool. Estou em sala de aula e o protocolo sanitário funciona até a página 3, além de que seu alcance é para o todo e não para a realidade de cada unidade escolar. Não defendo que as aulas sejam suspensas, não defendo que seja caso de greve, mas é constrangedor a situação a que estamos expostos. Enfim, é cada um por si e a (?) contra todos!

  • maria José |  10/08/2021 14:02:47

    Não sei pq esse alvoroço!!! Ninguém disse que o COVID foi extinto!!! se testou positivo a ação é simples, Afasta e limpar o ambiente. Todos de volta normalmente. No meu trabalho é desse jeito. Já falei aqui e falo novamente... Professor não vivi só dentro da escola!!!

  • Cacau |  10/08/2021 14:02:22

    Exatamente como foi dito aqui outro dia como ia funcionar o sistema híbrido; um dia o aluno vai para a escola se contaminar, e no outro, estará em casa contaminando os mais velhos de caso; isso é fruto da persistência da SEDUC em empurrar o problema para a escola, pais, avós... para todos, menos para o Governo...... Se o filho vai para a escola, o PAI deve se responsabilizar pela COVID, se fica em casa, deve se responsabilizar pelo não aprendizado do filho.... e o MP ? Ah o MP, estão todos em teletrabalho.... agora entendi....

  • Li R. |  10/08/2021 13:01:33

    A ansiedade de retornar ao q era antes do covid está expondo a população à um contágio mais rápido. Escola pública e particular são realidades muito diferentes...clientelas muito diferentes, porém nenhuma das duas deveriam estar com aulas presenciais. E pra quem acha q vacinar é besteira é só fazer as contas: infectados graves versus leitos e utis.

  • Missionário  |  10/08/2021 11:11:15

    Afirmei aqui antes dessa medida da liberação das aulas com a presença dos alunos ser uma medida mto perigosa;pois esse vírus maldito ainda está bem presente no nosso meio e cada dua fortalecendo!!! Td cuidado é pouco. Caldo de galinha é prudência nunca fizeram mal a ninguém

  • Eduardo Alvarenga |  10/08/2021 11:11:15

    Mais as vacinas protegem? - Vacinado pegando covid do mesmo jeito - Vacinado usando mascara do mesmo jeito - Vacinado com distanciamento do mesmo jeito. Qual a diferença entre vacinados e não vacinados????

  • Porque os pais estão mandando seus filh |  10/08/2021 10:10:33

    O que assusta não são os Genocidas que governam as cidades citadas, são os pais enviarem seus filhos! Pátrio poder são dos pais e não os prefeitos, governador.

  • Rogério  |  10/08/2021 10:10:26

    Temos que tomar todos os cuidados necessários porque a situação pode piorar ainda não vacinaram os professores a segunda dose os alunos também não vacinarem essa proposta de voltar as aulas sem que os alunos e professores fossem totalmente vacinados foi com todo respeito uma burrice tão grande

  • mauro |  10/08/2021 10:10:15

    Estão passando o carro adiante dos bois..

  • BENEDITO TABORELLI  |  10/08/2021 10:10:08

    Que seja feita a vontade de Mauro Mendes, vai ser responsaveis pelas mortes que ocorrerá

  • Sociedade |  10/08/2021 09:09:02

    ISSO TA SO COMEÇANDO.....ESSE HIPOCRITA DO GOVERNO AUTORIZOU A VOLTA DAS AULAS...COMO NAO VAI TE CASO DO COVID...

Confira também: Veja Todas