Quinta-Feira, 02 de Setembro de 2021, 13h05
MILITARISMO
Colgio pediu sobrevoo do Ciopaer aps punir professora que criticou Bolsonaro; veja ofcio
Oficialmente, Notre Dame alega que ato ocorreu em comemorao a Semana da Ptria
Da Redao
O Colégio Notre Dame de Lourdes decidiu pedir a presença do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) na unidade de ensino nesta quarta-feira (1), após punir uma professora que teceu críticas ao presidente Jair Bolsonaro em sala de aula. Na manhã de hoje, o helicóptero da unidade de Segurança Pública do Estado sobrevoou a escola e, em determinado momento, um dos tripulantes estendeu a bandeira do Brasil para os alunos que acompanhavam a "apresentação" no pátio da escola.
"Venho através deste solicitar a disponibilidade do helicóptero do Ciopaer para fazer um breve sobrevoo na praça de convivência do Colégio Notre Dame de Lourdes, trazendo a Bandeira Nacional do Brasil. O intuito desta ação é sensibilizar e semear em nossos mais de 1.600 alunos o amor pela nossa Pátria, bem como o respeito a todas as instituições que contribuem servindo o nosso Brasil", diz o ofício assinado nesta quarta pela diretora da instituição, Marluce Almeida da Silva, e pela coordenadora Marina F.G. Molina Nogarol.
Um dado curioso é que o pedido pela presença do Ciopaer ocorreu após a divulgação de uma punição do colégio a uma professora por criticar o presidente. A educadora foi suspensa por 3 dias após dizer aos alunos que o atual chefe do Palácio do Planalto é responsável pelo aumento do desmatamento no país. Ela também defendeu o voto em urna eletrônica.
Oficialmente, tanto o colégio, quanto a Secretaria de Segurança Pública, negam conotação política no sobrevvo à unidade de ensino. O Notre Dame diz que a ação faz parte das comemorações da Semana da Pátria, desenvolvida desde o dia 30 de agosto na escola. Destaca ainda que a instituição possui 50 anos e é regida por princípios "éticos e critãos". "Em nenhum momento da sua trajetória envolveu-se com posicionamentos político-partidários e, ao mesmo tempo, nunca se furtou de propor aos alunos a discussão de ideias", diz a nota.
Já a Sesp, colocou que atendeu a um pedido da escola, acrescentando que já desenvolveu ações semelhantes em outras unidades de ensino, tanto privadas quanto públicas. Afirma ainda que os agentes do Ciopaer desenvolveram outras atividades no colégio, além do sobrevoo. "A bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país".
INVESTIGAÇÃO
O sobrevoo do helicóptero do Ciopaer ao Notre Dame pode ser investigado pelo Ministério Público Estadual. Responsável pela Vara Militar em Cuiabá, o juiz Marcos Faleiros pediu que o órgão investigue a situação. Existe a suspeita de que o ato tenha sido para intimidar alunos e servidores após a crítica da professora ao presidente do Brasil.
No início da semana, o juiz Marcos Faleiros enviou ofício ao Comando-Geral da Polícia Militar informando que qualquer “quebra da hierarquia ou comportamento subversivo às instituições democráticas” durante o dia sete de setembro gerará “consequências graves e imediatas”. O ofício foi no contexto da mobilização de militares para atos organizados para o dia 7 de setembro para defender ações do presidente Jair Bolsonaro.
Jhoy | 15/09/2021 13:01:41
ESSE EVANDRO SE ENCONTRAR O RICARDAO DENTRO DO GUARDA-ROUPA E A ESPOSA DISSER Q CHAMOU O CARA PRA AJUDAR ACHAR UMA AGULHA NO MEIO DAS ROUPAS ELE ACREDITA. SE A PROFESSORA FIZESSE UMA CRITICA A ALGUM PREFEITO GOVERNADOR OU EX PRESIDENTE ELA PODERIA ATÉ SER ADVERTIDA MAS JAMAIS SERIA SUSPENSA SEU JEGUE.
João Paulo | 02/09/2021 23:11:37
Rapaz quanta cretinice. Saia mais barato e muito mais seguro se pegassem a bandeira e colocassem em um drone. Agora que palhaçada fazer graça com dinheiro público, devia a escola pagar o combustível gasto e outra coisa ou teve um qi, ou um figurão pai de aluno que "conseguiu" viabilizar essa palhaçada, pq o memorando é do dia 01 de setembro e a polícia já atendeu de imediato ? Como assim, quem conhece sabe a burocracia que é mexer com órgão público , principalmente se vc vai solicitar algo da polícia ou dos bombeiros, tem que pedir com muita antecedência, a polícia pra atender de imediato tá com muito tempo livre então. Tem algo de estranho aí. Não é uma simples visita da viatura do proerd na escola, é um helicóptero, pra ele levantar voo despende um aparato de pessoal, além de gastos com manutenção e com combustível. Um verdadeiro circo
Cpa | 02/09/2021 23:11:07
Evandro, vc acredita em Papai Noel. Vai contar outra. Discurso bunito , porém sem ser verdadeiro.
Cpa | 02/09/2021 23:11:05
Parece intimidacao por parte da Polícia Militar. Até parece que e uma instituição seria.
Luus | 02/09/2021 21:09:14
Isso é peculato e improbidade administrativa, cadê o ministério público?
Reflexão | 02/09/2021 19:07:46
Deixa de ser idiotas? Isso é facismo e autoritarismo? É uma tentativa insana de censurar a verdade. Olha a situação da Amazônia ? Olha o Brasil no meio da pandemia? Acorda zumbis. Censura é crime! Os ricos, uma minoria da sociedade nunca desceu das costas dos otarios alienados apoiadores. Não existe comunismo! Isso é fantasia para enganar você e ganhar eleição. Comunismo é um delírio da sua cabeça. A política faz parte da vida. Viver é um ato político! Não existe neutralidade. Ou você está do lado da verdade ou é um enganado e explorado. Chamado de colaborador. Não, é explorado mesmo. A população precisa de empregos, controle de inflação, redução de desmatamento, investimento em infraestrutura, ciência e tecnologia, educação, etc. Ninguém precisa de armas. Ninguém paga conta com armas!
PACATO CIDADÃO | 02/09/2021 18:06:53
Você sabe quanto que gasta em um voo de 30 minutos, enquanto você esta ai, se lascando para pagar as contas, e merda de luz que não para de subir, o governo do estado esta esbanjando, se pegasse esses tempo de voo e convertesse em cesta básica, seria mais benéfico para a sociedade, e essa direta se quer ensinar patriotismo, não e com voozinho que se ensina, e sim com ações. Esta na cara que estão usado o aparato do estado em nome de paixões politicas. Para o politico de o seu voto, e não seu coração, pois se tornará cego.
ROBERTO ARRUDA | 02/09/2021 18:06:20
Quer dizer que é só pedir por oficio para o CIOPAER fazer menções honrosas que o pedido é aceito, onde esta nosso dinheiro para abastecimento da aeronave, acho que o colégio esta fora de suas atribuições de tecer criticas diretamente ao presidente, afinal o professor dava aula de Educação Moral e Cívica?, a finalidade do deslocamento da aeronave não é para esses fins, todos errados nessa historia.
souza | 02/09/2021 17:05:45
Perfeito... ótima iniciativa da direção da Escola... Vejam o Oficio que indica que o objetivo é resgatar o AMOR pela PATRIA em meio aos alunos... Quem seria contra incentivar o AMOR pela PATRIA em alunos de uma escola ??
Evandro Wilian da Silva | 02/09/2021 17:05:42
Pelo amor de Deus gente! A situação é simples! Por um lado o Colégio têm um código de conduta interno que diz que funcionários e professores não podem se manifestar politicamente, e a professora foi punida, exemplarmente, por ter infringido o mesmo. De outro lado, estão na semana de comemorações do 7 de Setembro e solicitaram a presença do CIOPAER no colégio, para palestras e sobrevôo do helicóptero, conforme ofício da escola mostrado na matéria, como forma educativa e lúdica para os alunos da escola, devido essa data tão importante para o Brasil. Caramba, vamos separar as coisas!!!
Moraes | 02/09/2021 17:05:40
Engraçado enquanto tantos processos de corrupção roubos de milhões bilhões prescrevem tão preocupados com patriotismo, queria tanto um iphone de 20 mil reais
Mixtense | 02/09/2021 17:05:32
Enquanto isso a criminalidade tomando conta da cidade, drogas entrando por todos os cantos e assaltos a luz do dia... "Parabéns" polícia militar, invés de realizar batidas onde realmente precisa, fica atendendo capricho da burguesia
Célia C. A. Ferreira | 02/09/2021 17:05:03
#FORABOLSONAROOOO #FORANOTREDAME
Porcos imundos ptralhas satanistas | 02/09/2021 16:04:55
A maioria desse povo que tá com mimimi aqui são lixos imundícies escórias, pedofilos, traficantes, latrocidas, ladrões, estupradores, assassinos, sequestradores, torturadores de facções, vagabundinhas marmitas de vagabundo, vagabundo corno que PM comi mulher dele, vagabundinha que o PM comeu o caneco dela ela xonou, é o ze povinho pé sujo que se vende por pão com mortadela pinga maconha e crack
Ptralhada satanista | 02/09/2021 16:04:12
A Polícia tem autonomia autoridade poder pra realizar vôos onde quiser, fazer rondas onde quiser o escritório da Gloriosa PM é nas ruas, deve explicação pra ninguém não, principalmente pro povinho pé sujo que se vende a troco de pão com mortadela pinga maconha e crack
José de Campos | 02/09/2021 16:04:03
Logo estaremos na semana da Pátria, Pátria esse esquecida por alguns que gostam de uma ideologia vermelha, o que falta a nossa juventude e o amor a Ela, amor que aprendi em escola pública, nos idos de 80 em que era cantado o Hino Nacional e em nossos livros tinham os heróis da pátria, hoje temos ideologias, sem nexo, jornais e mídia contra o povo brasileiro, na defesa da "democracia" dizem os mesmos, como este jornal. Acabou a mamata de dinheiro público que calava os jornais diante do assalto aos cofres públicos na era Lula, chega acabou a mamata, chega de pagarmos impostos caros para serem desviados, e nossas crianças influenciadas pelas opiniões dos professores, o contrário de ensinar conteúdo, em suma temos de valorizar a nossa nação, devemos repelir esses "democratas" que apenas querem manter o status com dinheiro público (digo STF e seus ministros e vermelhos).
Luciano | 02/09/2021 15:03:58
O colégio precisa pagar a hora de voo da aeronave, afinal a aeronave não serve a esse propósito, os responsáveis pela aeronave e todos os participantes desse ato devem ser penalizados.
Brasil | 02/09/2021 15:03:57
A Polícia tem autonomia autoridade poder pra realizar vôos onde quiser, fazer rondas onde quiser o escritório da Gloriosa PM é nas ruas, deve explicação pra ninguém não, principalmente pro povinho pé sujo que se vende a troco de pão com mortadela pinga maconha e crack
Zelão o Gostoso | 02/09/2021 15:03:50
É por isso que o CV tomou conta do Estado de Mato Grosso !!! A policia em vez de combater o crime ,tá do lado do CRIME !!! Ei seu puliça descola bunda do sofá...
waldir silva | 02/09/2021 15:03:40
Neste caso o mais adequado é abrir uma investigação para apurar a conduta do juiz que deliberadamente censura ações patrióticas as vésperas de 07 de Setembro.
João | 02/09/2021 15:03:38
Então eu, pagador dos impostos tenho que bancar esses pedidos de escolas particulares para gastar o combustível que "é barato" e horas de desgaste do aparelho da polícia? Não concordo e acho que foi um ato político pra defender o bandido BOLSONARO que quer ser ditador!
JHOY | 02/09/2021 15:03:36
ENQUANTO O HELICOPTERO FAZ VOO RASANTE EM ATENDIMENTO A UM PEDIDO, OFICIO DO COLÉGIO (finjo que acreditei)CUJO MAIORIA DOS ESTUDADES, COM RARAS EXCESSÕES, SÃO FILHOS DOS BARÕES E ELITE CUIABANA/MATOGROSSENSE, A BANDIDAGEM CORRE SOLTA, DEITA E ROLA PELA CIDADE PRATICANDO CRIMES, SEM SER INCOMODADA, E, A POPULAÇÃO FICA COMPLETAMENTE A MERCE DA INSEGURAÇA. O TAL DO OFÍCIO PODE ATÉ SER VERDADEIRO, MAS SE PARTISSE DUM COLÉGIO PUBLICO OU PARTICULAR LA DA PERIFERIA, SERIA ATENDIDO???? kkkkkkkk SERIA???. KKKKKKK SERIA????.
Zelão o Gostoso | 02/09/2021 15:03:30
O que é isto ??? Não acredito...helicóptero da Policia ,pago com impostos caros fazendo rasante prá riquinho bater palmas...é por que o crime tomou conta de Mato grosso ...esta policia não trabalha, só fazendo graça estes idiótas...Quem foi o IMBECIL e VAGABUNDO que autorizou esta Palhaçada ???
Ptralhada | 02/09/2021 15:03:22
Encontraram lula chorando perguntaram que foi : ele respondeu ninguém me chama de MITO, só de ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão ladrão
Ptralha satanista | 02/09/2021 15:03:16
A Polícia tem autonomia autoridade poder pra realizar vôos onde quiser, fazer rondas onde quiser o escritório da Gloriosa PM é nas ruas, deve explicação pra ninguém não, principalmente pro povinho pé sujo que se vende a troco de pão com mortadela pinga maconha e crack
Rafa | 02/09/2021 14:02:59
Os droguinhas do nove dedos pira kkkkkk.
César Augusto | 02/09/2021 14:02:56
Sendo assim?.deveriam sobrevoar todas as escolas?aeronave pública?servidores públicos?e Kd o sobrevoo nos bairros carentes?nos incêndios no pantanal?polícia militar partidária?.estão rasgando nossa constituição?parabéns Dr marcos pela determinação?com a palavra o MP e o comando da Sesp!!!?
PASTOR JIM JONES | 02/09/2021 14:02:46
Os trolhas do MPE MT fazem vistas grossas, estão todos a serviço do presidente genocida..?
Nelso | 02/09/2021 14:02:31
Vergonha essa escola e vergonha essa PM, alias essa Baderna chamado bolsonarismo esta querendo trasformar o Brasil em uma futura Venezuela se continuar assim e isso que vamos ficar. E antes que os mimios fiquem falando besteirol eu nunca votei no PT mas nesse bolsonero louco não da pra votar.
Lindaura de Souza | 02/09/2021 14:02:22
Isto precisa ser apurado, quem autorizou?, quem executou? Porque desrespeitaram o Decreto do Governador? Isso precisa ser esclarecido com a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar
Zé bolo flor | 02/09/2021 14:02:22
Virou cabaré mesmo
Lucas | 02/09/2021 14:02:21
Que ridícula e desnecessária a atitude dessa escola.
Wilson Marques | 02/09/2021 14:02:21
Não sei quem é pior, se a Escola que quer calar o ponto de vista da Professora, ou se o Estado que se presta para um desserviço desse; é desserviço porque sendo a Escola Privada, não dá para entender a posição do Estado. Isso é querer calar a boca do povo, que não aguenta mais tanta merda.
Servidor | 02/09/2021 14:02:11
Se o MP não fizer nada a respeito, no meu aniversário vou enviar um ofício para o Cel Comandante da PM dizendo que eu quero sobrevoo de helicóptero em cima de minha casa com uma faixa de "Feliz Aniversário". Se o Colégio Notre Dame pode, eu também posso.
Aecio Historiador | 02/09/2021 14:02:09
Meus impostos pago com tanto suor, servindo para se fazer balé aéreo, pra dar suporte a um presidente genocida nazifacista à TFP e a OPUS DEI... abaixo o nazifascismo.
Ademir | 02/09/2021 14:02:05
Deixa ver se entendi, uma professora ameaçou todos que defendem um Presidente chamando de bandidos, todos que fossem bolsonaristas, deu militância em sala de aula em vez de dar aulas, e agora a imprensa marrom suja, diz que um helicóptero com uma bandeira verde e amarela é ultraje numa semana da Independência do Brasil, é isso mesmo!!!! E a covvarde da professora pegou somente 3 dias por fazer militância em sala de aula e todos , digo todos podem entrar com processo se sentirem ofendidos com as palavras de bandidos a todos bolsonaristas, fazer a mesma provar, e ainda exigir perdas e danos, e reparação em todos canais de comunicação que o que disse é inverídico!!! Estou acionando os advogados e amigos a fazer isso!!!!
elias | 02/09/2021 14:02:04
O que tem d errado usar a bandeira do Brasil? e crime agora? Tempos dificeis. att
Servidor | 02/09/2021 13:01:51
O Cel Comandante que permitiu esta ação de sobrevoar a Escola devido a um pedido, deveria ser afastado do cargo por improbidade. A hora/vôo de um helicóptero custa caro aos cofres públicos. É gasto com combustível e manutenção para atender um pedido "privado" de uma Escola. O helicóptero é para atendimentos de ocorrências policiais que visam o interesse comum de uma sociedade. Deveriam mandar a conta dessa "brincadeira" para a escolar ressarcir o Estado.
Ggm | 02/09/2021 13:01:46
A professora foi punida por falar a verdade. Tem que ensinar para o bozo respeitar as instituições.
Pedro | 02/09/2021 13:01:32
Se isso da CIOPAER não for conotação politica, então não existe prefeito e se não for perseguição e descriminação a esta professora então não existe cego.
Mario | 02/09/2021 13:01:31
Que vergonha essa direção da escola Note drame deveriam se envergonhar disso, essa escola caiu muito no conceito de muitas pessoas que conheço inclusive eu, uma vergonha esse colégio. Grande merda que vocês fizeram!!!
Marcos Justos | 02/09/2021 13:01:20
Parabéns a Diretoria do colégio e a Direção da PM. Precisamos resgatar esse amor a Patrícia, precisamos ensinar as crianças como era nos velhos tempos. Cantar o Hino Nacional, respeitar os pais, respeitar os professores, crescer como Cidadão Descente. Ridículo esse site querer colocar na matéria como se o voo fosse algo ANORMAL, como se fosse algo RIDÍCULO. A sociedade se bem gostou da ação, com certeza mais dessas virão.
Mário Márcio da Cruz | 02/09/2021 13:01:20
Vergonha ....parem de passar vergonha tanto o colégio quanto a PM...
SIRLEI ASSIS DA SILVA | 02/09/2021 13:01:19
Essa professora não tem o direito de fazer militância política dentro de sala de aula, seja a favor ou contra qualquer político. Esse não é papel da escola. O resto é mimimi
Léo | 02/09/2021 13:01:15
E desde quando o dinheiro do contribuinte, público, foi destinado para helicóptero da PM fazer vôo rasante em cima de escola particular? Aí tem!!!
Madalena Novaes | 02/09/2021 13:01:08
Brincadeira....Affff quem paga o combustível da aeronave para essas sandices somos nós contribuintes. Essa guerra entre poderes está indo longe demais!!!! Absurdo....vai prender bandido e para de passar vergonha usando helicóptero para amedrontar quem é contra esse Presidente genocida. #Fora bolsonaro
Rodrigo Koury | 02/09/2021 13:01:04
Tão inventando narrativa! Suspensão da professora tem nada a ver com Bolsonaro. E a cerimônia já estava agendada (já que antecede uma data comemorativa). Para de inventar conversa, sr "da redação" (que nem tem coragem de escrever o nome).
José da Silva | 02/09/2021 13:01:00
Houve erro grave de ambas as partes. Pelo Notre Dame, que após punir com razão uma professora (sala de aula não é lugar de pregação partidária), age e expõe claramente que a direção atua partidariamente. Alegar que faz parte de comemorações do dia 07 de setembro não convence (nunca houve voo em anos anteriores). Por outro lado, a polícia militar acionou um helicóptero para atender um "pedido" de colégio particular, enquanto existem demandas mais relevantes como as queimadas e perseguição a bandidos. A propósito, quanto custa a hora de voo, que o cidadão matogrossense pagou? Enfim, fora a manifesta improbidade administrativa por parte dos militares, fica a vergonha alheia pela qual passou a direção do colégio (a credibilidade caiu pelo episódio). A propósito, não sou eleitor do Lula ou PT.
TJ mantm pena de sargento do RJ que caiu com 300 kg de cocana em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 23h18
Marmorista e cabeleireiro arrumaram armas para assalto a banco em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h40
TJ mantm fornecimento de remdios a criana com diabetes em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h30
TJ nega recurso de ex-assessor na condenado por assassinato
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h27
Mutiro Pai Presente comea em Cuiab
Segunda-Feira, 04.08.2025 17h49