Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 12h02
Conselhos traçam políticas conjuntas no fortalecimento de ações em VG
Da Redação
A prefeita Lucimar Sacre de Campos recebeu na manhã desta terça-feira (23), em seu gabinete novos integrantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) e da Mulher, para o mandato do biênio 2018-2019. Os órgãos têm composição paritária e as gestões são formadas por 24 conselheiros cada, sendo 6 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes do segmento governo, e mais 6 titulares, divididos em representantes da sociedade civil, por meio das entidades não governamentais e seus suplentes.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos enalteceu a importância do trabalho de toda a rede socioassistencial do município que têm amparado a população que vivem a margem da vulnerabilidade social. Ela ressaltou que as ações somente são bem sucedidas e viabilizadas, pela atuação integrada entre o poder público, com os servidores da Assistência Social e outras secretarias e órgãos, bem como, os conselheiros e representantes das entidades de vários segmentos, e usuários atendidos pelos serviços.
“Hoje temos uma Rede de Assistência Social forte e completa, tanto para as crianças em situação de vulnerabilidade social, quanto ao acolhimento de jovens, mulheres em situação de risco social e idosos. São preocupações procedentes e estamos trabalhando com muito empenho para garantir as políticas públicas da nossa cidade, ampliá-las, melhorá-las e oferecer serviços de qualidade à esta camada da população”, ressaltou a prefeita.
Lucimar Campos, apresentou os projetos socioassistenciais que estão sendo desenvolvidos no âmbito municipal, na prestação de assistência nas áreas de Saúde, Direitos Humanos, acolhimento, empoderamento da mulher, e de capacitação aos jovens e mulheres além do acolhimento ao idoso, com programas que são desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). “Entre os objetivos dos programas e projetos estão à superação dos impactos emocionais e recuperação da autoestima, apoio jurídico quanto a seus direitos e capacitação para geração de trabalho e renda”, explicou a prefeita.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Flávia Omar, vários programas e projetos serão desencadeados neste biênio, e é necessário a aprovação dos conselhos, além de agregar os já existentes em andamento e outros por sugestão dos colegiados. Explicando a secretária que são propostas inovadoras e que vem ao encontro das políticas públicas de Assistência Social, respeitando os programas federais e estadual, bem como os próprios do município de Várzea Grande, sempre enfatizado para o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, jovens, crianças e idosos.
"Estamos articulando com a Rede de Atenção a Assistência Social forma intersetorial de trabalho conjunto e integrar diversas ações do governo municipal em conjunto com os projetos das entidades civis organizados, no enfrentamento a todo tipo de vulnerabilidade social, e agregar e multiplicar as ações que visem o bem comum de todos, tanto as de capacitações como as de inclusão social, além de inserção no mercado de trabalho. Vamos trabalhar as famílias no contexto geral, no combate a violência, abandono e vulnerabilidade. Para tanto temos apostado nas parcerias e no incremento e complemento de ações conjuntas voltadas a estas faixas da população", informou a Secretaria.
Ainda segundo a prefeita Lucimar Sacre de Campos, a intenção do Município é fortalecer as parcerias existentes com as diversas entidades e órgãos locais que desenvolvem, junto ao poder público, um trabalho social que ajuda tantas pessoas em todas as regiões da cidade. “Tenho um enorme respeito ao Conselho de Assistência Social, e ao Conselho da Mulher, às entidades e a todos os trabalhadores e usuários que integram os serviços desenvolvidos para atender essa importante área. Parabenizo e desejo toda a sorte aos novos conselheiros nesses próximos dois anos de trabalho. Sempre digo juntos conseguimos sempre mais, ou seja, ampliar, melhorar e desenvolver mais e mais políticas públicas , na ampliação do atendimento. Hoje atendemos diretamente estes quatro segmentos, mulher, jovem, criança e idodos, 20 mil pessoas, indiretamente 70 mil, contando com o atendimento as famílias. O que queremos é o fortalecimento de nossas políticas e poder minimizar ao máximo as distorções sociais, e buscar o bem comum a todos ”, frisou.
A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Vanessa Navarro, destacou que o Conselho tem papel essencial na promoção do controle social, com a missão de realizar efetivamente as propostas prioritárias da Política Municipal de Assistência Social. “É uma grande responsabilidade participar desse Conselho de forma atuante, democrática e participativa. Queremos fortalecer ainda mais o processo de construção das ações com muita garra e comprometimento, fazendo cumprir as diretrizes fixadas nas políticas Públicas da Mulher, voltadas principalmente para o seu empoderamento”, enfatizou.
Bernadete Miranda presidente do Conselho de Assistência Social disse que há diversas entidades que, com carinho e apreço, fazem um trabalho de suma importância na soma das políticas de Assistência Social, em Várzea Grande. A ideia é continuar mantendo essas parcerias para que os resultados reflitam lá na ponta, melhorando os serviços oferecidos aos usuários da rede”, comentou.
Detran alcança mais de 50 mil pessoas com ações educativas em MT
Sábado, 12.07.2025 15h42
MT atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos
Sábado, 12.07.2025 13h57
Após morte de paciente, hospital confirma não ter UTI e fala em "equipe qualificada"
Sábado, 12.07.2025 12h02
Donos de R$ 30 milhões em joias roubadas na Caixa esperam indenização
Sábado, 12.07.2025 10h58
Cooperações garantem 820 bolsas de iniciação científica em MT
Sábado, 12.07.2025 10h52