Terça-Feira, 11 de Outubro de 2022, 16h50
AGORA VAI
Consórcio apto a iniciar obras do mercado Municipal em Cuiabá
Da Redação
O setor de Licitações e Contratos da Prefeitura de Cuiabá considerou o Consórcio C.S Mobi, formado pelas empresas: Areatec – Tecnologia e Serviços LTDA; Promulti Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente LTDA e a CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais LTDA, apto a realizar a implantação do estacionamento rotativo na área urbana cidade e a construção do Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado na Avenida Isaac Póvoas.
O próximo passo será a homologação do contrato e posteriormente, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, dará a ordem de serviço. A implantação do sistema de estacionamento contará com 85 parquímetros, com previsão de ampliação para mais 46 e cinco estações inteligentes para bicicletas com 10 vagas cada. Também está prevista a implantação de 2.600 vagas de estacionamento rotativo no Mercado Municipal com a ampliação para cinco mil vagas futuramente em Cuiabá.
"O prefeito Emanuel Pinheiro deve conceder essa ordem de serviço na semana que vem. Emanuel Pinheiro teve a coragem de realizar essa licitação para concluir esse projeto e implantar esse sistema de estacionamento rotativo e que vai oxigenar o centro e quem ganha com isso é a população. Já temos sensores que estão sendo instalados para testes no Centro. E os parquímetros irão funcionar com moeda ou cartão de crédito para estacionar por uma hora naquela vaga. A gestão Emanuel Pinheiro está preocupada em melhorar a região central e devolver esse espaço revitalizado como uma atração turística que resgata um local que faz parte da história de Cuiabá", explicou o adjunto de Licitações e Contratos, Agmar Divino Lara de Siqueira, que é o presidente da Comissão Permanente de Licitação de Cuiabá.
A implantação do sistema do estacionamento rotativo é uma reivindicação antiga da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do comércio em geral da capital, e somente na atual gestão está sendo possível retirar esse projeto do papel. A operacionalização do sistema ocorrerá de forma automatizada, por meio da utilização do aplicativo Digipare e parquímetros. Já o monitoramento e fiscalização da rotatividade, serão efetuados por dois veículos equipados pelo sistema OCR, em tempo real. A proposta adotada pela gestão Emanuel Pinheiro é semelhante a utilizada em países da Europa, por exemplo, e torna a mobilidade urbana da cidade mais eficaz.
Todo procedimento é consolidado via Parceria Público-Privada (PPP), formalizada por meio da concorrência pública nº 005/2022.
Evandro | 14/10/2022 08:08:22
Parabéns à administração municipal pela iniciativa de grande valor para o resgate e a revitalização da regia histórica de nossa capital. Mas o centro histórico tem um gigante problema de saúde pública e ação social com a Cracolândia do morro da luz e do beco do candieiro, drogados circulando feitos zumbis dia e noite todos os dias da semana pela região, além da prática de roubos, assaltos e furtos na região. Registro aqui um DESAFIO a gestão Emanuel Pinheiro se terão capacidade e competência em resolver essa situação, gostaria muito de voltar a ver a região onde fui criado e resido voltar a ter a tranquilidade e paz de outrora.
MAXIMILIANO | 14/10/2022 05:05:09
Concordo plenamente com a questão do estacionamento rotativo no centro, sinto falta por exemplo da faixa verde, hoje vamos ao centro e temos que nos sujeitar apagar 8 reais por hora para estacionar o carro e ser atendido de forma horrenda nós estacionamentos. O questão que não quer calar é: porque mecher no mercado municipal enquanto as obras no porto estão paradas (museu do rio e mercado do porto) cadê o aquário para a população?
Benedito da costa | 12/10/2022 08:08:45
Até aà tudo que revitaliza o centro da Cidade. Obra importantÃssima. A pergunta é: só vai funcionar como estacionamento? Não terá lojas de camelôs?
Afonsão | 11/10/2022 17:05:58
Que coragem o Paletó teve?? É só ver o andamento das obras do Mercado do Porto e do Museu do Rio, paradas há anos... Incompetente e metido!!
Em 2 anos, Estado contrata 86% de obras para duplicar BR-163
Quarta-Feira, 23.07.2025 14h18
Projeto Rualogia realiza troca de vivências
Quarta-Feira, 23.07.2025 14h03
Estado descumpre decisão judicial e não opera paciente com câncer no nariz
Quarta-Feira, 23.07.2025 14h01
MPMT promove diálogo sobre Família Acolhedora
Quarta-Feira, 23.07.2025 13h56
Canal direto com a Transparência e a Ouvidoria são destaques no Portal dos Juizados Especiais
Quarta-Feira, 23.07.2025 13h51