Cidades

Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2022, 11h20

VARIANTES

Cuiabá alerta para risco de novo surto de Covid-19 no fim de ano

Alerta tem como base o aumento de novos casos no Pais

JAD LARANJEIRA

Da Redação

 

A Prefeitura de Cuiabá emitiu um comunicado para um risco de aumento de infecção pela Covid-19, após a alta em novos casos no Brasil, conforme dados epidemiológicos revelados até o dia 11 de novembro pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério de Saúde.

 A Vigilância Sanitária informou que na semana epidemiológica 45, entre 6 a 11 de novembro de 2022, foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos por Covid-19, resultando em uma média móvel dos últimos sete dias de 8.448 casos diários, representando um aumento de 120% em relação à média móvel da semana anterior (3.834).

“A média móvel diária dos últimos sete dias foi de 46 óbitos, demonstrando um aumento de 28% em comparação à semana anterior. Conforme observado no cenário atual, a Covid-19 apresenta tendência de aumento de casos e avança na Ásia, nos Estados Unidos e na Europa acendendo o alerta entre os pesquisadores no Brasil, merecendo monitoramento rigoroso”, diz trecho do comunicado.

Ainda conforme a Prefeitura da Capital foi detectada novas variantes: BQ.1 (BQ.1 + BQ.1.1) e BA.5.3.1, classificadas como novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron. Porém, nenhuma dessas variantes foi identificada em Mato Grosso até o momento.

No entanto, apesar do comunicado, em Mato Grosso, de acordo com o painel da Covid-19, elaborado pelo Governo estadual, o nível de infecção pelo vírus ainda é baixo. O mesmo ocorre na Capital.

"Diante desse novo cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) emite o presente comunicado de risco quanto ao possível aumento de casos ou ocorrência de Covid-19, no município de Cuiabá”, diz outro trecho.

Leia aqui o comunicado de risco.

Comentários (1)

  • O CRITICO |  16/11/2022 15:03:05

    NÃO VÃO DEIXAR PARA PREPARAR LEITOS DE UTI DEPOIS QUE ESTIVER COM A CORDA NO PESCOÇO, JA QUE É UMA SAUDE HUMANIZADA, VAMOS VER SENHOR PREFEITO E SECRETARIA DE SAUDE.

Confira também: Veja Todas