Cidades

Terça-Feira, 26 de Outubro de 2021, 17h21

AMOR

Cuiabá atende 21 mil pessoas na zona rural

Da Redação

 

Criado durante a gestão do ex-prefeito Rodrigues Palma, que governou Cuiabá entre 1975 e 1979, e resgatado pelo prefeito Emanuel Pinheiro no final de 2019, o programa AMOR – Assistência Médica e Odontológica Rural já realizou 21.615 atendimentos entre maio de 2020 até 25 de outubro de 2021, em 18 comunidades rurais e terapêuticas (centros de recuperação de álcool e outras drogas) que antes não tinham acesso à estratégia de saúde da família devido à distância dos centros urbanos. São elas: Coivaras, Pequizeiro, assentamento Gleba da Boa Sorte, Gamaliel, Comunidade Conquista, Casa Terapêutica Lar masculino, Casa Terapêutica Paraíso, Casa Terapêutica Vau de Jaboque, Casa Terapêutica Lar Feminino, Casa Terapêutica Tenda de Abraão, Casa Terapêutica Help Vidas, Comunidade São Jerônimo, Cinturão Verde, Comunidade 21 de Abril, Comunidade Três Pedras, Comunidade Pai Joaquim, Raizama. 

Desde sua recriação, o programa AMOR passou a contar com duas unidades móveis (vans). Cada uma conta com equipe multiprofissional composta por médico generalista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, cirurgião-dentista, assistente social, técnico ou auxiliar de saúde bucal, além de agente administrativo e motorista.

Mesmo com as barreiras causadas pela pandemia de Covid-19, os atendimentos continuam sendo realizados in loco. Dentre os serviços ofertados estão consultas médicas, de enfermagem e pré-natal, exames laboratoriais, vacinas, farmácia básica, antropometria, teste rápido (de ISTs), consulta odontológica, serviços de urgência odontológica, restaurações dentárias, serviços de prótese dentária e orientações gerais.

O coordenador do programa, Ivo Razzini Netto, afirma que “um ponto a se destacar é que, graças ao programa AMOR, atualmente todas as crianças das comunidades atendidas estão em dia com a caderneta de vacinação. Além disso, as equipes atuam fortemente na campanha de vacinação contra a covid-19, levando a vacina nos domicílios dos pacientes. Já atingimos 100% dos nossos pacientes que estão na idade para tomar a vacina contemplados com a 1º dose e estamos na fase final da aplicação da 2º dose”, afirma. 

Ele destaca ainda que o programa avançou mesmo em meio à todas as dificuldades dos anos 2020 e 2021, trazidas com a pandemia de covid-19. “Nesse período, foi possível ampliar as comunidades abrangidas pelo programa, aumentando automaticamente os atendimentos dos pacientes, protegendo de forma direta os idosos contra a covid-19, bem como as crianças, que estão com suas vacinas em dia”, pontua. 

 

Confira também: Veja Todas