Terça-Feira, 24 de Junho de 2025, 11h54
AGILIDADE
Cuiabá propõe criar Procuradoria da Saúde Pública
Da Redação
O Executivo Municipal encaminhou à Câmara de Cuiabá um projeto de lei que cria a Procuradoria de Assuntos da Saúde, uma unidade especializada dentro da estrutura da Procuradoria Geral do Município (PGM), voltada exclusivamente ao atendimento de demandas jurídicas relacionadas à saúde pública. A proposta deve ser votada nesta terça-feira (24).
A criação da nova estrutura atende à necessidade de reforçar o suporte jurídico diante do crescimento significativo de processos administrativos e judiciais envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é de que a medida traga mais agilidade e eficiência no acompanhamento das ações da pasta.
“A ideia é atender com maior organização, controle, especialidade e produtividade às demandas vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, permitindo maior eficiência nos processos e melhor eficácia nos serviços prestados. A nova procuradoria contará com um procurador-chefe e mais dois procuradores”, explicou o procurador-geral do Município, Luiz Antônio Araújo Júnior.
Entre as atribuições da nova Procuradoria estão a emissão de pareceres definitivos em processos administrativos da saúde, análise jurídica de contratos e convênios, elaboração de estudos técnicos, além de manifestações sobre a legalidade e constitucionalidade de projetos de lei relacionados à área.
A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, também destacou a relevância da iniciativa. “Eu acho que o projeto é muito pertinente e temporal no âmbito da saúde porque na Saúde as coisas precisam de celeridade na maior parte do tempo e ter a Procuradoria próxima vai fazer uma diferença muito grande na conclusão dos processos que tramitam aqui dentro", destacou.
A proposta também se insere na política de fortalecimento institucional da advocacia pública municipal. No último dia 12 de junho, a Procuradoria Geral deu posse a seis novos procuradores aprovados em concurso público, ampliando sua capacidade de atuação técnica em diversas áreas da administração.
TJ manda prender grávida para proteger filha de dois anos do tráfico em MT
Segunda-Feira, 14.07.2025 12h25
Banco é condenado por ameaçar funcionários grevistas em MT
Segunda-Feira, 14.07.2025 12h24
Conferência discute políticas públicas para mulheres em Rondonópolis
Segunda-Feira, 14.07.2025 12h12
Estudantes já podem se inscrever para Fies 2025
Segunda-Feira, 14.07.2025 12h08
Comarca de Canarana completa 35 anos de serviços
Segunda-Feira, 14.07.2025 12h00