Domingo, 03 de Abril de 2022, 21h24
OPERAÇÃO SIMULACRUM
Delator revela que bandidos foram mortos mesmo após rendição
Versão oficial aponta confronto com criminosos, mas colaborador diz que todos estavam com as mãos na cabeça
RAFAEL COSTA
Da Redação
No pedido de prisão dos policiais militares suspeitos de armar falsos confrontos para matar bandidos, o Ministério Público Estadual (MPE) sustenta que a morte de cinco criminosos na Estrada do Manso no dia 30 de outubro de 2019 foi concretizada após todos terem se entregado aos policiais da Rotam.
Mesmo com as mãos na cabeça, todos foram sumariamente executados pelos policiais que na época dos fatos alegaram serem vítimas de injusta agressão, o que exigiu a reação com tiros. O falso confronto é investigado pela DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) nos autos da Operação Simulacrum.
Os mortos foram identificados como Lucas Matheus Campos Arce, 21 anos, Vanderson da Conceição Ferreira, 33 anos, Francisco Júnior de Carvalho, 32 anos, Kelvin Dias Nascimento, 23 anos, e Bryan Christian Rodrigues Pinheiro, 19 anos.
A versão dos PMs, no entanto, cai em descrédito, de acordo com o Ministério Público, a partir dos laudos periciais e exames de balística feitos no local do crime.
Na época dos fatos, a Rotam informou que aproximadamente às 19h26, na MT-351, km 22, em Cuiabá, os suspeitos teriam atirado contra as viaturas, iniciando um confronto com os PMs que apenas revidaram os disparos.
Porém, a morte dos criminosos seria resultado de um plano previamente combinado. O delator R.C.S, vigilante de empresa privada, informou em depoimento que combinou com um rapaz que trabalhava com instalação de cerca elétrica para realizar um assalto a uma chácara localizada na Estrada do Manso com o intuito de levar dinheiro e joias. Em seguida, o rapaz aliciado convenceu outros criminosos a participar do assalto.
No dia de cometer o crime, o delator R.C.S entregou a um dos criminosos um aparelho celular entregue pelo soldado Jonathan que integrava o serviço de inteligência da Rotam. Como resultado do plano para assassinar os bandidos, o delator mantinha conversas telefônicas permanentes com o soldado Jonathan para revelar que conseguiu atrair os criminosos para o roubo forjado e informou ainda o horário e local que todos estariam no local do crime.
O delator ainda revelou no depoimento que presenciou a abordagem da PM aos criminosos. Diferente da versão oficial de confronto, o delator informou que os cinco criminosos se renderam e foram executados quando se entregaram com as mãos na cabeça.
Pelo auxílio a PM de levar criminosos ao local para serem executados, o delator recebeu como recompensa um aparelho celular que foi apreendido pela PM e pertencia a esposa de um dos criminosos mortos.
De acordo com o Ministério Público, a execução dos criminosos serviam para PMs mirarem vantagens profissionais. "Os representados forjavam tais ocorrências para obter elogios em suas fichas funcionais, conseguindo, assim, promoção na instituição. Ademais, essas ocorrências valorizavam os batalhões, bem como ganhavam na notoriedade mídia", diz um dos trechos.
Os suspeitos tinham várias passagens pela polícia. Os suspeitos foram identificados como Lucas Matheus Campos Arce, 21; Vanderson da Conceição Ferreira, 33; Francisco Junior de Carvalho, 32; Kelvin Dias Nascimento, 23, e Bryan Christian Rodrigues Pinheiro, 19.
Ficha corrida
Os cinco criminosos mortos pela Rotam no dia 30 de outubro de 2019 detinham amplo histórico de crimes. Conforme apurado, Lucas, Kelvin e Bryan eram moradores do bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Já Vanderson morava no bairro Nova Esperança, em Várzea Grande. Francisco, o único do grupo que usava tornozeleira eletrônica e o primeiro a ser identificado pela Segurança Pública, era morador do Parque Mariana, em Cuiabá.
Antes de morrer, Lucas tinha duas passagens por roubo. Bryan teve 15 atos infracionais quando menor de idade. Depois disso, foi preso várias vezes por porte ilegal de arma, furto, resistência e desobediência. Kelvin não tinha nenhuma passagem.
Francisco tinha 3 passagens por roubo, duas por furto, uma por posse ou porte ilegal de arma de fogo, além de homicídio ou tentativa de homicídio. Por fim, Vanderson tinha duas passagens por tráfico, 2 passagens por homicídio, além de roubo, furto e falso testemunho.
Uma pistola 40, de propriedade da PM, com 3 munições, foi apreendida, bem como dois revólveres calibre 38 com 7 munições, além de uma arma artesanal calibre 22 com 3 munições e um simulacro de pistola. O grupo também estava com lacres de plástico, usados para amarrar possíveis reféns.
rachadinha | 04/04/2022 18:06:54
Estava preso kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk se fedeu... vai dando uma de herói.... vc vai ver onde vai parar, lá em santo Antônio..kkkkkkk kkkkkkk kkkkkkk
Grande prova! | 04/04/2022 17:05:31
Olha a "grande" prova que embasa essa operação desastrosa e as prisões dos PM: O depoimento de um único vagabundo que deu sorte e não morreu no confronto! Nossa, que prova robusta (ironia)! Se isso não for inveja e picuinha da PJC, já não sei o que é mais!
Bandido bom bandido morto | 04/04/2022 14:02:12
Eu estava fudendo com as vadias arrombadas de suas filhas muié e mãe essas biscataiadas até porque pra se juntar com vagabundinho CORNO igual a você que se vende por pão com mortadela pinga maconha crack tem que ser imunda mesmo
rachadinha | 04/04/2022 11:11:33
Olha ai quem apareceu o vulgo "Bandido bom bandido morto" estava preso tambem? kkkkkkkkkkkkkkk faço uma pergunta, o que este policiais fizeram é crime, vc acha que eles tem que ser julgado a luz da legislacao vigente? ou tambem acha que deve ser julgados pela mesma leis que eles fizeram com os outros bandidos? tipo Bandido bom bandido morto? o que vc acha? so alguns bandidos que devem ser mortos? ou todos?, o Bolsonaro vivia falando isso Bandido bom bandido morto, porem assim que seus filhos foram pego na bandidagem, nunca mais falou, sera por que?
walter liz | 04/04/2022 11:11:33
a culpa de toda essa situação é de nosso judiciario, nossas leis brandas, infelizmente aqui no Brasil bandido não tem medo de ser bandido, se o judiciario perceber que endurencendo as leis, acabando com visita intima, visita de familiares,e outras regras melhores estudadas , isolamento social completo para condenados, talvez os bandidos começem a ficar como medo , dai esvazia presidios, diminui a criminalidade etcc
BANDIDO BOM BANDIDO MORTO | 04/04/2022 10:10:55
Quem tiver com dó de bandido é só levar a mulher a filha a mãe pra emprenhar deles no presÃdio ai vão parir um monte de filhos de criminosos e filho de peixe peixinho é BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO, no colo do capeta com o CPF CANCELADO COM SUCESSO, não dou a mÃnima importância para a vida dos criminosos LADRÃO TEM QUE MORRER
Pau de ANTA | 04/04/2022 10:10:30
Eu já sabia que você sujava pau alheio de merda bruce você é só mais vagabundinho arrombado noiado marmita de criminosos LADRÃO TEM QUE MORRER
A justiça tardia | 04/04/2022 10:10:26
Em troca dos benefÃcios,o delator ,acredito,fala o q os delegados e os promotores querem ouvir,essa operação falhou na sua origem por ter essa delação como prova principal....mto pouco para destruir a carreira dos suspeitos! Triste ainda é a PC insistir nessa operação midiatica e vergonhosa!!! Uma pena q a JuÃza q decretou essa prisões absurdas,cair no conto da PC!!!
Canalha | 04/04/2022 10:10:01
Covardia é ter sua casa invadida por esses filhos do demônio, covardia é você ser queimado com panela quente, isqueiro, cigarros de maconha, covardia é você ver seus filhos e esposa serem agredidos violentamente pelo criminosos, covardia é você ver bandidos estuprar seus filhos e esposa na sua frente, covardia é você ver enfiar a cabeça de seu filho no vaso sanitário você é um vagabundinho arrombado noiado marmita de criminosos, leva sua muié filha e mãe pra emprenhar deles no presÃdio ai vão parir um monte de filhos de vagabundos criminosos e filho de peixe peixinho é seu canalha safado LADRÃO TEM QUE MORRER BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO
Coveiro | 04/04/2022 09:09:16
Tudo bandido bom... Depois de mortos...kkk
marco | 04/04/2022 08:08:34
Tudo anjinhos... Agora tentam lamear e diffamar a conduta heróica da Instituição da PM que fez um grande favor a sociedade, na primeira ocorrência de cada um desses meliantes já teria sido o suficiente para que lhes pusessem á 7 palmos.. foram tarde ... Parabéns ao grupo de policiais pelo limpa... esperamos mais limpas como estes... a sociedade esta cansada de tanto bandido mal feitor... Bandido bom são igual a estes.... MORTOS...pena quem defende essa raça infame não estar também a 7 palmos...
Rogério | 04/04/2022 08:08:31
Só faltava essa porque que o ministério público não vai atrás desses polÃticos ladrões vão procurar baixar os combustÃveis para a população procurar baixar o preço das tarifas dos transportes públicos agora ficam aà defendendo bandido vão procurar i que fazer . Parabéns a nossa gloriosa policia Militar tiraram de circulação esses câncer da sociedade
Delcio | 04/04/2022 08:08:10
Vivemos numa sociedade que aplaudem a execuções de infratores (mesmo que se rendam), grupos de extermÃnio disfarçado de policiais e justiça com as próprias mãos. IncrÃvel o paÃs que vivemos, um paÃs sem lei, um faroeste a céu, onde Pseudopolicias querem fazer o papel da justiça de julgar, condenar e executar. Alguns IDIOTAS, vão dizer "leva pra tua casa"..."tá com do de bandido"... não RETARDADOS, não é isso, a lei tem ser cumprida. PolÃcia não é grupo de extermÃnio...todo grupo de extermÃnio está ligado a bandidagem,a facções, etc. Fuzilar e executar não resolve o problema da segurança pública, pelo contrário, só tende a aumentar.
Bruce wayne | 04/04/2022 08:08:00
Esses são os heróis que matam as pessoas covardemente de joelhos , por isso vc não vê um policial ferido em confronto. Cadê a honra nisso ?
Cidadão | 04/04/2022 07:07:59
4 bandidos invadiram minha casa de madrugada, nos humilharam, aterrorizam, fomos submetidos a todo tipo de violência fÃsica e psicológica, botaram armas na cabeça e boca das crianças, nos queimaram com cigarros de maconha, panela quente isqueiro, queriam estuprar meus filhos e esposa na minha frente, mas felizmente a PM foi acionada por vizinhos e prendeu os ladrões cruéis impiedosos e covardes perversos inescrupulosos, ficamos traumatizados vendi a casa, após algum tempo fiquei sabendo que todos os 4 filhos do demônio haviam entrado em confronto com a PolÃcia e foram todos pro colo do capeta fiquei tão feliz e aliviado porque o que passamos nas mãos desses filhos do demônio não desejo a meu pior inimigo
Bandido bom bandido morto | 04/04/2022 07:07:31
Parabéns para os PolÃciais por terem nos defendido dessas escórias com várias passagens criminais : roubos, estupros, homicÃdios e latrocÃnios, só vagabundos criminosos que não gostam de trabalhar e estudar, não tem nada a perder, roubam e matam pra roubar pra comprar drogas e bebidas alcoólicas, se tem um imposto bem pago é na GLORIOSA PM nossa única barreira entre os criminosos, BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO, COM O CPF CANCELADO COM SUCESSO E NO COLO DO CAPETA
Fábio | 04/04/2022 07:07:10
Conversa fiada. Foram encontradas 5 armas, uma delas pertencente a instituição Policia Militar. Tem que esperar o vagabundo a atirar para depois revidar? A ação foi bem sucedida que não teve reação dos vagabundos. Alguém informa o MP que essas ocorrências não promove ninguém a nada, pelo contrário, causam dessabores, aborrecimentos, constrangimento, inversão de valores, stress, desmotivação. Ao delator, X 9, já era para ter batido as asas. Quem perde com isso é a sociedade. Força e Honra aos nobres Policiais Militares, não deixem que a DHPP, MP deixem se abaterem. Essa PC não é nada sem a PM. Nas últimas lei seca fugiu um preso que estava aos cuidados da PC, e por fim, dia 01 de abril de 2022, a PC foi pediu para o Capitão deixa PMs com eles para ajudar de cuidar dos presos. O Capitão olhou para o PC e disse: Vcs não são policia? Parabéns ao Capitão pela postura e decisão. Cada um no seu quadrado. Quando é com bandido tem medo, quando é para expor de forma ridÃcula, vexatória os PMS ai se acham o fodão...bom da boca. Mais no fundo vcs sabem que a Policia Militar, vai ser sempre a Policia Militar, independente dos comentários de alguns defendo os bandidos. O PM que morreu em uns dos confrontos, antes mesmo de entrar na PM já praticava os delitos. A PM tomas as providências com intuito que candidato de más indole ingressam na PM, mais ai recorre ao saldoso judiciário e obtém liminar para fazer o curso, e continua roubando, só que fardado e armado, denegrindo a instituição. Resumindo....só morreu bandido.
José Roberto | 04/04/2022 06:06:55
Se fosse um confronto real, os policiais estariam certinhos em atirar. Mas armar a situação pra matar, mesmo depois dos malas já terem se rendido, aà já me parece mais com o tribunal do crime praticado por facções, eles mesmos julgam e executam as penas. Desculpa, mas não dá pra falar em legÃtima defesa ou qualquer outra excludente
Antonio | 04/04/2022 00:12:22
Esse MP é uma verdadeira vergonha msmo. Tá doido.
Varzeagrandensse | 03/04/2022 22:10:47
Este Site está uma Porcaria dando moral para vagabundos!! PARABÉNS AOS Pms
A melhor polÃÂcia do mundo | 03/04/2022 22:10:45
A melhor polÃcia do mundo lutando contra os piores bandidos do mundo. Só isso explica os confrontos frequentes, os bandidos todos morrem e nenhum policial sai sequer ferido. É verdade esse bilete.
Leal | 03/04/2022 21:09:36
Nossa!!! Que ?curriculum vitae? tinham os falecidos!!! Um mais ?cidadão exemplar? que outro? e com tantos crimes nas costas, todos?soltinhos da Silva? e continuando a cometer crimes??? Já estavam é namora extra por aqui?
STF mantém expulsão de policial que atirou em maconheiros na Salgadeira
Segunda-Feira, 12.05.2025 22h02
Justiça libera entrada de advogados
Segunda-Feira, 12.05.2025 21h41
Guarda Municipal passa por modernização em VG
Segunda-Feira, 12.05.2025 21h39
TJ e Amam estreitam relação em MT
Segunda-Feira, 12.05.2025 21h33
Estado investirá R$ 9,3 milhões em escola
Segunda-Feira, 12.05.2025 21h29