Cidades Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 18h:41 | Atualizado:

Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 18h:41 | Atualizado:

PROPOSTAS

Defensoria participa da Conferência para Mulheres em VG

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

POLITICA PARA MULHERES.jpg

 

Na última sexta-feira (25), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participou da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres do município de Várzea Grande. Durante o evento, a defensora pública Tânia Regina de Matos palestrou sobre a importância da participação feminina nas discussões acerca de políticas públicas municipais e estaduais, além de apresentar a campanha “Justiça Climática é Justiça Social”, da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).

De acordo com a defensora, somente em 2004, por ocasião da I Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, as mulheres passaram a opinar acerca das políticas públicas que elas desejavam que fossem desenvolvidas para elas. Até então, as mulheres só eram ouvidas por meio de manifestações dos coletivos, associações e dos movimentos sociais.

“As conferências são espaços onde as mulheres podem apresentar propostas para melhorar a sua qualidade de vida e qualidade de vida tem a ver com um meio ambiente saudável, por isso, aproveitei para falar da campanha ‘Justiça Climática é Justiça Social’ da Anadep. A crise climática atinge todas as pessoas de formas diferentes. Quem mora em bairros afastados são mais suscetíveis de sofrer com a falta d'água, quem mora em lugares de risco, perto de rios, ficam expostos a enchentes, as mulheres do campo sofrem com a falta de chuva para poder ter uma boa colheita e isso tudo é resultado da devastação da natureza pelo homem”, afirma a defensora.

A 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Várzea Grande foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM-VG) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social e teve como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. O evento aconteceu no Centro de Convivência para Idosos Vovô Zeid Sacre, no bairro Ipase.

A programação incluiu debates organizados em quatro eixos temáticos: governança, instituições e participação popular para a garantia dos direitos das mulheres; enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher; autonomia financeira como estratégia para a igualdade; e políticas de saúde integral da mulher, com foco no cuidado de quem cuida.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet