Cidades

Sexta-Feira, 24 de Abril de 2015, 22h30

Encontro Indígena discute a herança de Rondon e expedição Roosevelt

Da Redação

Começa nesta segunda-feira (27.04) o VIII Encontro Indígena de Mato Grosso, no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, em Cuiabá. Estarão presentes lideranças indígenas das etnias Bororo, Xavante, Kayabi, Kuikuro, Waurá, representando as 42 etnias de Mato Grosso que abrangem uma população de aproximadamente 44 mil índios. 

O evento ocorrerá até o dia 04 de maio e é realizado pelo Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOOS) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A abertura será às 8h, com participação do secretário Leandro Carvalho. 

O primeiro debate da programação será “Indígenas de Mato Grosso e a Herança de Rondon”, reforçando as comemorações dos 150 anos do Marechal Cândido Rondon, mato-grossense de Santo Antônio do Leverger, sertanista, que desbravou o Brasil para levar estrutura ao setor de telecomunicações e pioneiro na proteção dos povos indígenas. A mesa reunirá as lideranças indígenas cacique Rony Paresi, José Angelo Silveira Nambiquara e Felix Adugoenau Rondon (Bororo), além de renomados pesquisadores sobre os povos indígenas e representantes de instituições voltadas aos indígenas. 

Um dos destaques do evento é a participação de Tweed Roosevelt – presidente da “Theodore Roosevelt Association” e bisneto do ex-presidente americano Theodore Roosevelt. Ele participará de uma mesa de discussões, dia 04 de maio, cujo tema é “A atualidade da expedição Roosevelt-Rondon”. 

Durante o VIII Encontro Indígena, ocorrem apresentações culturais com danças, cantos e pinturas corporais que demonstram a riqueza de crenças, costumes, línguas, tradições e particularidades de cada povo indígena. As atividades envolvem o público para estimular o seu interesse diante da cultura indígena e da importância da preservação da identidade cultural indígena para a formação dos cidadãos e o respeito às diferenças entre os povos. 

Para participar do evento é preciso doar um quilo de alimento não perecível. O Museu de Pré-História Casa Dom Aquino está localizado na Avenida Beira Rio, em frente ao estacionamento da Unic. 

Arqueologia

Paralelo ao encontro, também ocorrerá a Terceira Reunião da Sociedade Brasileira de Arqueologia Brasileira (SAB), Núcleo Centro Oeste. Entre os temas, “Arqueologia histórica e as linhas telegráficas de Rondon” e "I Encontro olhares acadêmicos e indígenas: arqueologia da paisagem em movimento". 

Confira aqui a programação da Terceira Reunião da Sociedade Brasileira de Arqueologia Brasileira (SAB), Núcleo Centro Oeste. 

ECOSS

O Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS) é uma Organização Social com o objetivo de pesquisar e preservar o meio ambiente, as comunidades tradicionais e os sítios arqueológicos e paleontológicos. Possui convênio com a Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso desde 1998, salvaguardando o acervo Arqueológico e Paleontológico e gerenciando o museu de Pré-História Casa Dom Aquino. 

Casa Dom Aquino

A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso construído em 1842 e foi local de nascimento de duas pessoas ilustres de Mato Grosso: Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa. O Museu foi inaugurado em dezembro de 2006 tem como objetivo a educação, a cultura, a pesquisa e a inclusão social transmitindo conhecimentos arqueológicos e paleontológicos aos cidadãos em especial aos estudantes de Mato Grosso incentivando a preservação dos sítios arqueológicos e paleontológicos e o meio ambiente. Recebe em média cerca de mil estudantes por mês.

Confira também: Veja Todas