Cidades

Domingo, 26 de Julho de 2020, 11h00

Enfermeiros contraem covid mais do que médicos em MT

GAZETA DIGITAL

20 profissionais da enfermagem e cinco médicos morreram em decorrência da covid-19 em Mato Grosso, até essa última sexta-feira (24). Na linha de frente contra a pandemia, os profissionais da saúde são os mais expostos. No entanto, os enfermeiros estão entre os mais contaminados.

Conforme dados do Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen), 708 profissionais da enfermagem de Mato Grosso – entre enfermeiros, técnicos e auxiliares – já se contaminaram com o novo coronavírus, até essa sexta-feira (24).

Em contrapartida, o levantamento do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) aponta que 268 médicos se infectaram, desde o início da pandemia. São 976 profissionais da saúde contaminados.

Isso significa dizer que 70% dos profissionais da área da saúde infectados pelo coronavírus são enfermeiros. Além disso, o número de enfermeiros que contraíram a doença superam os médicos em 37%, pois são 440 casos a mais reportados.

Uma das explicações para o maior número de infecções é porque a categoria da enfermagem conta com mais profissionais atuando na área de saúde, logo, mais exposição ao vírus. Somente em junho, 587 servidores da saúde estavam afastados, por fazerem parte do grupo de risco, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Destes, 208 eram médicos, 96 enfermeiros, 143 auxiliares de enfermagem e 140 técnicos de enfermagem. Diversas denúncias são feitas por enfermeiros em relação a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e cargas excessivas de horário.

Confira também: Veja Todas