Sábado, 28 de Novembro de 2015, 08h10
TIA NAIR
Família se mobiliza para manter nome de parque em Cuiabá
Da Redação
A área verde urbana localizada no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, mais conhecido como Parque Tia Nair, que foi criado em 2007, pode ter alteração para Parque dos Bandeirantes, caso seja aprovado o projeto encaminhado pelo Executivo para a Câmara Municipal. O projeto chegou para ser votado em regime de urgência, mas os vereadores obstruíram a votação e no próximo dia primeiro de dezembro, terça-feira, ele volta ao plenário. Mas a família de Nair Cunha Monteiro já está mobilizando para que o nome do parque não seja alterado.
O desembargador aposentado, Leônidas Duarte Monteiro, sobrinho de Dona Nair, ressaltou que a homenagem foi justa a uma pessoa defensora de todas as mulheres cuiabanas que viveram aquela época. Ele destacou que era extremamente relevante o trabalho social prestado pelas senhoras naquele período. Segundo ele, foi uma luta não apenas no sentido de ajudar as pessoas, principalmente as menos favorecidas. “Ela tinha a visão da parte social na sua mais ampla extensão. Vejo como um desrespeito a sua memória, em relação o que está acontecendo agora”, lamentou.
Leopoldo Nigro, outro membro da família, chamou atenção para a preservação do valor da tradição cuiabana. A sociedade vai se mobilizar para manter o nome de Dona Nair na denominação do parque municipal de Cuiabá. Ela foi uma mulher exemplar, casada com om Álvaro Duarte Monteiro, com quem teve cinco filhos: Alvair, Alberto, Alvaro, Alaíde e Maria Tereza. Na sua avaliação, a homenagem representa o reconhecimento de sua luta e sua trajetória. A história dela deve ser preservada, não retirando o nome do parque. Hoje é a tia Nair, e o próximo quem será? “indagou.
Confome uma das filhas, Alaíde, Dona Nair foi uma mulher sensível e desprendida, além de muito religiosa e preocupada com as questões sociais da época em sua comunidade. “Mamãe teve um olhar especial para a educação, foi uma educadora nata, com foco na educação social familiar e como cidadã, se destacou pelo seu espírito de empreendendorismo, muito além de sua época”, observou.
Os vereadores, Leonardo Oliveira, Arilson da Silva, Alan Kardec, Maurelio Ribeiro e Dilemário Alencar, estão empenhados na derrubada do projeto. O vereador, Leonardo Oliveira que trabalhou para obstruir a votação disse não aceita a mudança do nome. Que se se faça um centro cultural lá dentro com outro nome, mas que permaneça o nome do parque de Tia Nair. “Eu sou um cuiabano tradicional e vou lutar por isso. Vou trabalhar contra essa ideia de mudança, pois tenho compromisso com o povo cuiabano”, disse ele.
O vereador Dilemário Alencar, frisou que alterar o nome de D. Nair sem o consentimento da família é um desrespeito. Ele disse que se sensibilizou com a causa e vai fazer uma defesa pública para que o nome dela permaneça no parque. “A mudança neste caso é um retrocesso. Acreditamos que a força da cuiabania é bem maior “, finalizou.
Ronei Duarte | 29/11/2015 06:06:23
No caminho com Mauro Mendes "[...] Na primeira noite eles se aproximam e retiram o nome da Tia Nair do nosso Parque. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem; trocam sem avisar o nome do Parque Massairo Okamura pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil dos “maus polÃticos paus rodados” entra sozinho no Mãe Bonifácia, derruba sua estátua , e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada,pois apagaram nossa História". ( original de Eduardo Alves da Costa- No caminho com Maiakóvski).
Julio Campos,ex-Governador de MT | 28/11/2015 19:07:36
Uma homenagem justa a inesquecÃvel dona Nair Cunha Monteiro, que justamente com o seu esposo o Dr.Alvaro Duarte Monteiro, um dos grande dirigentes do velho PSD do Senador FILINTO Muller e do Governador Ponce de Arruda, DOOU ao então Governo Pedro Pedrossian a área onde está edificada o Campus da Universidade Federal de MT( por sinal onde o ilustre prefeito Mauro Mendes formou-se em Engenharia), .Dona Nair para aqueles que desconhecem a nossa história , foi tia avó do Desembargador aposentado Leonidas Duarte Monteiro, e do brilhante jornalista Mauro Cid. Nunes da Cunha, e do atual Secretário de Infraestrutura e transportes de MT, Dr.Marcelo Duarte. Merece esta singela homenagem...e os " Bandeirantes ,que já tem muitas homenagens em MT e Cuiabá, merecem uma obra nova a ser feita pelo prefeito Mauro ou pelo Governador Taques. Acredito no bom senso entre o Prefeito e a Câmara municipal e a sociedade civil Cuiabana.
Paulo Cbá | 28/11/2015 18:06:52
Além de mudar o nome desnecessariamente aind terão que gastar milhares de reais pra alterar placas e pinturas com o nome atual, o autor do projeto tem que caçar o que fazer, tantos problemas urgentes na cidade pra gastar tempo em mexer no que não precisa.
Lucas Pedro | 28/11/2015 13:01:17
A famÃlia está certa! mudar é trair! O nome é Tia Nair, por que mudar? Nossa câmara é bem atrapalhada. Quem estiver por trás disso perderá muito voto, anotem! Moradores do entorno são contra!
Luciano | 28/11/2015 12:12:21
Tem que mudar os nomes das avenidas e conjuntos habitacionais com nomes dos Campos, isso sim, promoção pessoal absurda!!!
JOÃO CARLOS CORREA DE CERQUEIRA | 10/11/2016 07:07:47
Muito justo a famÃlia manter o nome do Park Tia Nair. Sou cuiabano e sinto o que a famÃlia da Dona Nair sente, como morador nato da Praça da Mandioca(oficialmente Praça Conde D'Azambuja), mudaram ha um bom tempo por um ex vereador cuiabano na calada da noite sem ouvir sequer moradores, mas como vaso duro não quebra, ficou mantido como popularmente praça da Mandioca. Eces legisladores municipal tem mania de mudar sempre o nome de uma rua, praça etc sem o conhecimento da história como tentaram mudar a histórica av. Xv de novembro no porto, trajeto que fazia qdo ia ao Cine São Luiz VB ou no Club Náutico. Total apoio a famÃlia da Dona Nair.
JOÃO CARLOS CORREA DE CERQUEIRA | 10/11/2016 07:07:27
Muito justo a famÃlia manter o nome do Park Tia Nair. Sou cuiabano e sinto o que a famÃlia da Dona Nair sente, como morador nato da Praça da Mandioca(oficialmente Praça Conde D'Azambuja), mudaram ha um bom tempo por um ex vereador cuiabano na calada da noite sem ouvir sequer moradores, mas como vaso duro não quebra, ficou mantido como popularmente praça da Mandioca. Eces legisladores municipal tem mania de mudar sempre o nome de uma rua, praça etc sem o conhecimento da história como tentaram mudar a histórica av. Xv de novembro no porto, trajeto que fazia qdo ia ao Cine São Luiz VB ou no Club Náutico. Total apoio a famÃlia da Dona Nair.
TJ mantém pena de sargento do RJ que caiu com 300 kg de cocaína em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 23h18
Marmorista e cabeleireiro arrumaram armas para assalto a banco em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h40
TJ mantém fornecimento de remédios a criança com diabetes em MT
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h30
TJ nega recurso de ex-assessor na condenado por assassinato
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h27
Mutirão Pai Presente começa em Cuiabá
Segunda-Feira, 04.08.2025 17h49