Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2025, 14h50
FIM DE SEMANA
Frente fria pode derrubar temperatura para 13º C em MT
Previsão é de quedas mais intensas a partir de sexta-feira
CRISTIANE GUERREIRO
A Gazeta
A chegada de uma frente fria com temperaturas mais amenas e chuvas leves, registradas desde o início desta semana, em Cuiabá, após 41 dias de estiagem, interrompeu a fase típica de ar seco e calor para a época. Nesta quarta-feira (6), não será diferente, a previsão é de céu encoberto com mínima registrada de 18ºC e máxima de 29ºC.
Segundo dados do Clima Tempo, o aumento gradual na temperatura, com mínima de 19ºC e máxima de 32ºC está previsto para quinta-feira (7). Mas, a partir de sexta-feira (8), a previsão indica que a frente fria provoque mais quedas na temperatura com mínima de 16ºC e máxima de 28ºC. Para o fim de semana em Cuiabá, a temperatura pode ser ainda mais baixa, com mínima de 13ºC.
Segundo o climatologista Rodrigo Marques, as frentes frias não são incomuns nesta época do ano. “O que talvez as pessoas estejam estranhando é que neste ano estamos tendo entradas frequentes de frentes frias, o que não observávamos há muito tempo, pois passamos os seis últimos anos de muita seca. Esses últimos anos foram atípicos”.
Ele explica que, apesar da frequência no número de frentes frias deste ano, elas não têm sidos tão intensas. Ressalta, por exemplo, que no ano de 2021, os termômetros registraram 5,4ºC. Este ano, em Cuiabá, a temperatura mais baixa foi no dia 1º de julho. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 13,1ºC, com sensação térmica de 11,3ºC.
Conforme Marques, as frentes frias são importantes, pois amenizam o calor, aumentam a umidade do ar e podem provocar chuvas. “Quanto mais frentes frias entrarem até o final do inverno, em setembro, menos quente será a estação seca. O inverno termina com o início da Primavera, que será em 22 de setembro”.
Sobre as chuvas, revela que durante a estação seca, são causadas pelas entradas de frentes frias. “Então, à medida em que ocorrem as frentes frias, a tendência é chover”.
Na região central da capital, o atendente Air Sardi, 56, ficou surpreso com a mudança do clima. “Lembro que no mês de agosto do ano passado foi só fumaça causada pelas queimadas. O tempo não costuma ser assim, nublado, com garoa e vento. Estou estranhando a mudança na temperatura, mas estou gostando”. Ele conta que ao perceber o clima fresco, já saiu de casa preparado, com agasalho.
SES lança Semana de Apoio à Amamentação Indígena
Quinta-Feira, 07.08.2025 11h12
Bazar solidário vende 20 mil itens em três dias
Quinta-Feira, 07.08.2025 10h30
Seciteci lança projeto para integrar artes e educação Física
Quinta-Feira, 07.08.2025 10h29
Rota da educação garante investimentos históricos
Quinta-Feira, 07.08.2025 10h16
Revista digital traz destaques de projeto do MP este ano
Quinta-Feira, 07.08.2025 09h58