A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza, até esta quinta-feira (7), o 1º Encontro Arteduf: Arte e Educação Física na Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo é reunir professores das duas áreas que vão atuar nas 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso.
O encontro foi iniciado nesta quarta-feira (6.8), em Cuiabá, e marca o início de um projeto inédito na rede das escolas técnicas que incorpora de forma estruturada as duas áreas à rotina da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
A iniciativa surge na modalidade de concomitância intercomplementar, que permite ao estudante do ensino médio cursar, simultaneamente, uma formação técnica e a educação básica.No lançamento do encontro, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, destacou que o Arteduf é um passo importante para consolidar a integralidade da formação nas ETECs.
“Queremos que nossas escolas sejam um espaço completo, que unam o ensino técnico, a cultura, o esporte e a participação da comunidade. Isso fortalece vínculos e transforma a experiência escolar. O aluno pode levar essa energia para sua vida profissional e pessoal”, afirmou Allan.
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ederson Andrade, ressaltou que o acesso à arte e ao esporte é um direito previsto na Constituição Federal. “Cabe ao Estado garantir espaços para a prática esportiva e o acesso às linguagens artísticas. Não se trata apenas dos nossos alunos, mas também da comunidade. Em muitas escolas, mesmo sem a quadra, é possível realizar atividades em praças, parques ou espaços parceiros”, explicou.
A coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Girlayne Santos Menezes, reforçou a importância do trabalho desses professores. “Esperamos que cada docente leve novas práticas para fortalecer o vínculo com a escola e com a comunidade, envolvendo todos os alunos das ETECs”, disse.
Coordenador do projeto, o professor Alex Teixeira apresentou as diretrizes para o desenvolvimento das atividades, que incluem planejamento pedagógico integrado, definição de núcleos de prática esportiva e artística, relatórios bimestrais e aquisição de materiais específicos. A proposta prevê ainda eventos internos, culminâncias semestrais e atividades abertas à comunidade nos fins de semana.
As metas futuras incluem a realização dos Jogos das ETECs e de festivais de arte regionais, programados para ocorrer anualmente em diferentes regiões do estado. Esses eventos vão reunir estudantes, famílias e comunidades em apresentações culturais e competições esportivas, fortalecendo a integração entre escola e território.“Para viabilizar essas ações, o projeto prevê estratégias adaptadas à realidade de cada unidade e parcerias locais para uso de espaços públicos ou de instituições parceiras”, disse o coordenador Alex.
Além de marcar o lançamento, o encontro é também um momento de formação para os professores de artes e educação física que vão atuar no projeto. Durante os dois dias de encontro, eles participam de grupos de trabalho para definir estratégias de implantação nas 17 ETECs e assistem a palestras com especialistas renomados nas duas áreas, reforçando o compromisso da Seciteci com a qualificação dos profissionais envolvidos.