Quinta-Feira, 27 de Maio de 2021, 11h30
OPERAÇÃO ZIRCÔNIA
Gaeco faz varredura em 3 universidades em ação contra diplomas falsos em MT
Operação cumpre mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens
WELINGTON SABINO
Da Redação
Três instituições de ensino que funcionam num mesmo endereço em Cuiabá estão entre os alvos Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) que efetua diligências na manhã desta quinta-feira (27) para cumprir 19 mandados de busca e apreensão na Capital e também em Várzea Grande. São elas: MC Educacional, a Polieduca Brasil e a Faculdade Poliensino, todas situadas na Avenida Dom Bosco, no bairro Goiabeiras.
A investigação tem como foco instituições suspeitas de emitirem documentos falsificados, dentre eles diplomas e históricos escolares. Para isso, utilizavam nomes de outros estabelecimentos de ensino superior com nome e reputação mais conhecidos e respeitados.
De acordo com o Gaeco, na Operação Zircônia, são cumpridas ordens judiciais para busca e apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos, bloqueio de contas, suspensão de atividades e aplicação de medidas cautelares diversas à prisão, como uso de tornozeleira eletrônicas.
No cumprimento das ordens judiciais os agentes do Gaeco buscam efetuar o sequestro judicial de oito veículos pertencentes aos investigados e bloquear contas bancárias até o valor de R$ 910 mil. Um mandado também foi expedido para ser cumprido no estado de Minas Gerais.
Conforme o Gaeco, os investigados fazem parte de uma organização criminosa especializada na oferta, realização de cursos e emissão de diplomas, históricos escolares e certificados de conclusão de cursos de ensino superior sem a devida autorização do Ministério da Educação (MEC).
As investigações já efetuadas até o momento apontam indícios da utilização fraudulenta do nome de outras instituições de ensino superior na emissão de diplomas e históricos escolares falsos.
Em seu site, a MC Educacional informa que foi fundada em 2014 sendo uma “instituição com autorização junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, para a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Cursos Técnicos Profissionalizantes”. Diz ainda que “com qualidade reconhecida e alta empregabilidade, orgulha-se de ser a Escola Técnica mais recomendada do Estado de Mato Grosso”.
Já a Faculdade Poliensino se descreve como “uma Instituição Privada de Ensino Superior que oferece Cursos de Graduação e Pós-Graduação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho e aperfeiçoar os conhecimentos”. Na parte instituticonal, consta textos expressando sua missão, visão e valores éticos. “Promover inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho, tornando-se referência em soluções educacionais que utilizam diferentes tecnologias, valorizando e respeitando a sua equipe, com foco na excelência em tudo que faz”, diz trecho do enunciado.
A PoliEduca Brasil informa que foi fundada em 2009, tendo “por finalidade exclusiva ministrar cursos de atualização para as diversas áreas profissionais”. Afirma que suas pós graduações lato sensu e especializações “são Certificadas em conformidade com as exigências legais do MEC e CEE”.
Gouveia Jr | 27/05/2021 11:11:25
Tem que autuar como coparticipe que compra. É crime. Compra e faz uso ainda. Enganando a sociedade e até colocando pessoas em risco
Após denúncias, OAB vistoria presídio em Cuiabá
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h59
Projeto “Campo e Ciência” da UFMT realiza ações
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h52
Frente fria faz avião arremeter no aeroporto de VG
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h50
MPE pede prisão de "PM feminicida" por tentar matar jogador em Cuiabá
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h40
Estudantes de Direito conhecem atuação do TCE-MT
Quarta-Feira, 28.05.2025 18h10