Cidades

Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025, 17h13

BAPRE

Hospital de Vila Rica recebe novos equipamentos com recursos do MPMT

Da Redação

 

O Hospital Municipal de Vila Rica (a 1.300 km de Cuiabá) recebeu um importante reforço para a melhoria do atendimento à população. Por meio do Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre) — programa do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) que destina recursos provenientes de acordos judiciais a projetos sociais e hospitais, a unidade foi beneficiada com repasse superior a R$ 214 mil para a compra de novos equipamentos hospitalares.

De acordo com o promotor de Justiça de Vila Rica, Raphael Henrique de Sena Oliveira, os recursos viabilizaram a compra de 35 camas hospitalares com colchão, uma mesa cirúrgica elétrica, um bisturi elétrico para uso em cirurgias eletivas e de urgência, além de oito aparelhos de ar-condicionado destinados ao Hospital Municipal e ao Pronto-Socorro.

“A destinação destes recursos tem por objetivo ajudar cada vez mais ajudar o poder público na melhoria do atendimento da população carente de Vila Rica. Também considerando a peculiaridade que da cidade está no extremo norte do Estado próximo à divisa com o estado do Pará, onde é uma região muito carente de qualidade do atendimento médico. Por isso, o Bapre é um instrumento muito importante que dá transparência a destinação dos recursos, qualquer pessoa pode entrar no site e conferir para onde estão indo os recursos dos acordos celebrados”, disse o promotor de Justiça.

A diretora administrativa do hospital, Fernanda Richard da Silva Gomes, explicou que os novos equipamentos são essenciais para a realização de procedimentos no centro cirúrgico. “O bisturi elétrico atenderá tanto a demanda de urgência e emergência quanto as cirurgias agendadas, como cesariana, histerectomia, laqueadura, retirada de vesícula e apendicectomia. Outro equipamento de grande importância instalado no centro cirúrgico é a mesa cirúrgica elétrica”, afirmou.

Conforme Fernanda os recursos do Bapre chegaram em um momento de alta demanda no atendimento. “Estávamos sem equipamentos para realizar cirurgias e precisávamos encaminhar pacientes para outros municípios”, disse a diretora.

As novas camas hospitalares serão distribuídas nas salas de observação do Pronto-Socorro e nas enfermarias feminina, masculina e pediátrica.

Com as novas aquisições, o hospital que realiza cerca de 45 atendimentos eletivos por mês, além de urgências e emergências poderá ampliar a demanda de atendimento à população. “Somos a última cidade do Estado de Mato Grosso e nossa demanda é grande. A destinação desses recursos atende a um antigo anseio da população. Agradeço ao doutor Raphael e à Promotoria de Justiça pelo compromisso com a saúde de Vila Rica”, concluiu a diretora.

Confira também: Veja Todas