Terça-Feira, 01 de Setembro de 2015, 16h25
Indea realiza curso de capacitação para controle e erradicação da praga Broca Conígera
Da Redação
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) abriu inscrição para o “III Curso de Certificação Fitossanitária de Origem sobre a Praga Quarentenária Broca Conígera”, que será realizado de 9 a 11 de setembro, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), em Cuiabá. A taxa de inscrição é 3,15 UPF-MT (Unidade Padrão Fiscal), cerca de R$ 373, e pode ser feita pela internet até sexta-feira (4).
O curso visa capacitar engenheiros agrônomos e florestais para habilitação em Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada da produção de madeira de espécies florestais hospedeiras da praga Sinoxylon unidentatum, conhecida como “broca conígera”, com ênfase para a cultura da teca.
Serão 18 horas de capacitação, na qual serão abordados: a biologia sintomatologia e ações de prevenção e controle da praga, com aulas teóricas e práticas em laboratório. As aulas serão ministradas por Muriel Santos Rizental, professora e pesquisadora de pragas agrícolas nas culturas de soja, algodão, milho, grãos armazenados e essências florestais; Omar Roberto da Silveira, da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa), e Márcia B. Martins, da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV/Indea).
Mato Grosso tem cerca de 60 mil hectares de teca plantada e é o único estado do país com a presença da praga. Por isso a importância de mais profissionais capacitados para o controle da praga e para a Certificação Fitossanitária, visando garantir segurança fitossanitária do produto e possibilitar a exportação da madeira para outros estados e países.
O curso é uma realização do Indea com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (AREFLORESTA).
STJ nega transferência de megatraficante para cumprir pena em MT
Domingo, 13.07.2025 20h50
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55