Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 14h58
PROTESTO
Índios pedem definição do novo coordenador no DSEI de Cuiabá
G1-MT
Lideranças de 10 povos indígenas de Mato Grosso protestaram, nesta terça-feira (25), em frente ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá, pedindo pela nomeação de um novo coordenador para o distrito.
Em fevereiro, Aldi Gomes foi exonerado do cargo sob a justificativa de precariedade nos atendimentos de saúde. Desde então, ninguém foi nomeado, somando 34 dias sem um coordenador no distrito.
Os manifestantes pedem pela nomeação de Osmar Boe-Bororo, um dos representantes indígenas no estado. O consenso entre as lideranças é de que um indígena precisa assumir a função.
Protestos
Em janeiro, indígenas da etnia Enawenê Nawê se deslocaram até Cuiabá, para cobrar soluções para a precariedade do atendimento de saúde prestados às aldeias que abrange áreas dos municípios de Juína, Sapezal e Comodoro.
Desde o início do ano, os indígenas reclamam da precariedade do atendimento, feito em contêineres sem ventilação, além da falta de materiais e de ambulância.
Na época, Aldi Gomes informou que a comunidade é seminômade e muda de local frequentemente, com isso a dificuldade de acesso e a burocracia dificultam a implementação de projetos.
De acordo com a comunidade, o Distrito Sanitário Indígena (DSEI) de Cuiabá, enviou contêineres para funcionamento de posto de saúde, mas falta refrigeração. Por causa do calor, os profissionais e os pacientes não conseguem ficar no local. Além disso, um dos contêineres chegou danificado e não tem uso.
Outra cobrança é a construção de poços artesianos e o envio de veneno para combater uma infestação de ratos, que colocam em risco a saúde de quase 1.500 indígenas.
Conferência Municipal de Saúde encerra com propostas
Sábado, 02.08.2025 09h03
Cuiabá oferece aulas de defesa pessoal para mulheres
Sábado, 02.08.2025 08h37
MPF investiga União por morte de criança indígena sem remédio em MT
Sábado, 02.08.2025 08h07
Sema capacita servidores para fiscalizar postos de combustíveis
Sábado, 02.08.2025 08h02
Novos defensores vão atuar em núcleos do interior de MT
Sábado, 02.08.2025 07h58