Terça-Feira, 30 de Julho de 2024, 09h58
JUSTIÇA DO TRABALHO
Jaciara cumpre metas e investimentos em qualificação
Da Redação
Os números e o bom desempenho da Vara do Trabalho de Jaciara chamaram atenção da corregedora do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, desembargadora Adenir Carruesco, durante o encerramento da correição. A unidade cumpriu todas as metas do CNJ e utilizou 659 horas para fins de capacitação da equipe, além de apresentar nota de 4,2, em uma escala de 0 a 5, na pesquisa interna de satisfação de 2023.
Pertence ao grupo 4 em termos de movimentação processual - recebe até 1.500 novos processos ao ano - e atende uma população de 103.795 habitantes, residentes em Jaciara, Campo Verde, Dom Aquino, Juscimeira, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e São Pedro da Cipa.
No cumprimento das metas do CNJ em 2023, a unidade atingiu os percentuais de 107% na meta 1 (julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que distribuídos no ano), 107,5% na meta 2 (julgar pelo menos 93% dos processos até 31.12.23), 123,3% na meta 3 (aumentar o índice de conciliação na fase de conhecimento) e 218% na meta 5 (quantidade de processos pendentes de baixa nas fases de conhecimento/execução com os que foram baixados nas mesmas fases).
A Vara de Jaciara realizou, no ano passado, 912 audiências. A unidade também participou dos três eventos de conciliação promovidos pelo CSJT e tem praticado outras ações com vistas à promoção de acordos. Uma das iniciativas é a inclusão na pauta de audiências para tentativa de mediação em processos que estão na fase de execução. Outra prática adotada é a tentativa de composição, mesmo após o trânsito em julgado, ação prevista nas normas do Tribunal.
Equipe
A equipe da Vara de Jaciara é composta pelo titular Plínio Podolan e também contou com a atuação, de 2023 a julho de 2024, do juiz Jesse Cenci, removido este mês para o TRT/BA. O grupo de servidores é formado por Amadeu Gonçalves (diretor), Cirlei Guimarães, Douglas de Barros, Eliane Covari, Fábio Lermen, Jonilson Silva, Márcia Tafarel, Rodrigo da Costa, Tatiane Pinheiro e a estagiária Hevilin Araújo.
A equipe faz reuniões para capacitação e alinhamento com a participação, por videoconferência, dos servidores em teletrabalho. No passado, das 659 horas destinadas a ações de qualificação, 424 foram em cursos promovidos pelo Tribunal.
Com relação à pesquisa interna de satisfação, os quesitos mais bem avaliados no levantamento foram o teletrabalho, com nota 4,93, e as relações sócio-profissionais de trabalho, que marcou 4,71 em uma escala que vai até 5. O grupo costuma também compartilhar momentos de descontração no café da manhã e fazem confraternizações para celebrar aniversários, receber novos servidores ou despedidas, sempre contemplando as pessoas em teletrabalho.
A relação amistosa se estende para fora do ambiente de trabalho, com reuniões para jantares, passeios, esportes e aproveitam as belezas naturais que Jaciara oferece como cachoeiras, águas termais, cânions, vales, lagos e trilhas.
Os trabalhos da correição foram acompanhados pela corregedora Adenir Carruesco, a juíza auxiliar da Presidência Leda Lima e os servidores Sérgio Ferraz, Robson Yoshihara e Armando Martelo. Também acompanharam os trabalhos os servidores da Coordenadoria de Polícia Judicial, José Geraldo Mota, Josenildo Ferreira e Donálcio Lima.
Auditores fazem fiscalização em estabelecimentos de VG
Sábado, 26.07.2025 17h38
Escolas e creches oferecem parques temáticos às crianças
Sábado, 26.07.2025 17h36
Sesp prepara novos oficiais do Corpo de Bombeiros em curso
Sábado, 26.07.2025 17h16
Escola de MT conquista 64 medalhas em Olimpíadas de Matemática
Sábado, 26.07.2025 16h18
Desenvolve MT reforça apoio à construção civil em ação
Sábado, 26.07.2025 16h16