Sábado, 10 de Maio de 2025, 08h20
MODERNIZAÇÃO
Jucemat lidera avanços na digitalização e mostra eficiência
MT é destaque com o menor tempo médio de atendimento do país
Da Redação
A Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) reafirmou sua posição de liderança nacional em modernização de serviços públicos durante o 3º Encontro Redesim Conectada, realizado de 7 a 9 de maio, em Brasília. O evento reuniu representantes de juntas comerciais de todo o país para debater o uso da inteligência artificial, a segurança dos sistemas digitais e novas soluções para melhorar os atendimentos aos empresários.
Mato Grosso tem se destacado como o estado com o melhor desempenho no atendimento via Balcão Único, sistema que integra e simplifica os serviços de registro e legalização de empresas. Com a implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) nos 142 municípios do estado, o tempo médio para atendimento caiu para apenas 1 dia e 4 horas — um dos menores do país. Em alguns casos, como em Sinop e Cuiabá, o processo de abertura de empresas chega a ser concluído em menos de 10 minutos.
O presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, enfatizou que a modernização do sistema tem como foco o empresariado, motor da economia estadual.
“Hoje, o empresário não enfrenta mais filas enormes para registrar seu negócio. Com nossa modernização, é possível abrir uma empresa de forma rápida, simples e segura, sem pagar nenhuma taxa. Estamos implementando evoluções para beneficiar quem movimenta a geração de empregos”, afirmou.
A atuação da Jucemat, em parceria com o Sebrae, começou em 2018 com a digitalização do acervo de documentos da Junta. Desde então, os resultados têm sido expressivos, contribuindo para a desburocratização e a agilidade na legalização de novos negócios em todo o estado.
O diretor técnico do Sebrae, André Schelini, também participou da abertura do evento e reconheceu o protagonismo da Jucemat.
“Mato Grosso já é referência. O tempo de atendimento em cidades como Sinop e Cuiabá comprova a eficiência e o sucesso dessa integração entre Governo do Estado e Sebrae”, pontuou.
A Redesim é uma iniciativa federal, mas que se fortalece com a articulação local entre governos e entidades de apoio ao empreendedorismo. O encontro em Brasília reforçou o compromisso dos estados em avançar na digitalização, integração de dados e uso de tecnologias como a inteligência artificial com responsabilidade e segurança.
Cirurgião plástico, médico é demitido pelo Estado e perde R$ 24 mil
Domingo, 11.05.2025 20h50
Trecho de serra será interditado para manutenção nesta segunda
Domingo, 11.05.2025 18h27
Cuiabá tem segundo domingo com ônibus gratuito
Domingo, 11.05.2025 18h18
Unidade móvel para diagnóstico de tuberculose ganha reconhecimento
Domingo, 11.05.2025 18h11
Pesquisador da Unemat figura em ranking global
Domingo, 11.05.2025 17h57