Segunda-Feira, 09 de Novembro de 2020, 18h25
Judiciário de MT dá início a curso online sobre depoimento especial
Da Redação
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Escola dos Servidores, iniciou na manhã dessa segunda-feira (9 de novembro) o curso 'Depoimento Especial - Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense, com Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência'. A capacitação foi transmitida totalmente online e gratuita por meio da plataforma Cisco Webex, cedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nesse primeiro momento, a especialista e consultora em saúde do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Patrícia Vendramim, contextualizou aos mais de 250 participantes do curso, sobre o histórico do Depoimento Especial. Usando casos concretos, sem citar o nome das vítimas, ela proporcionou um panorama sobre os desafios e complexidade dos depoimentos de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso sexual. "O modelo ideal seria ouvir essa vítima apenas uma vez, pois a cada vez que a história é repetida essa criança sofre mais uma vez o trauma da agressão. Além da vítima em si, precisamos ter uma rede de apoio para a família e até mesmo para o abusador. Tentando alcançar uma forma de que o ciclo de agressões seja encerrado de uma vez e não se repita no futuro. Por isso temos que ter uma ampla forma de ouvir essas pessoas", ponderou durante sua palestra.
O protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (PBEF), por meio do depoimento especial, consiste em um método de entrevista semiestruturado, flexível e adaptável ao desenvolvimento das crianças e adolescentes, para facilitar a escuta protegida sobre alegações de violência contra eles perante as autoridades.
A modalidade conforme preconiza o Artigo 12 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, contribui para ampliar as oportunidades para que as crianças sejam ouvidas em todos os processos judiciais e administrativos que lhes afetem. Ele também foi formulado em consequência da implementação da Lei n. 13.431/2017 e oferece uma metodologia de tomada de depoimento especial.
Essa capacitação será desenvolvida em duas etapas, sendo que na primeira, de 9 a 13 de novembro, os palestrantes Patrícia Vendramim, Eduardo Resende de Melo, Roberta Góes Linares e Francilene Gomes Fernandes, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), vão discorrer sobre o Histórico e apresentação do Depoimento Especial; Estágio 1 do Protocolo de Depoimento Especial; Estágio 2 e 3 do Protocolo de Depoimento Especial; Legislação, Protocolo CIJ e Relato de Experiência e Políticas Públicas e Articulação de Rede e Relato de Experiência.
O curso é destinado, principalmente, a servidor do Poder Judiciário, psicólogos, assistentes sociais, magistrados, assessores de magistrados, delegados de polícia, defensores públicos e membros do Ministério Público. Ainda é possível participar das demais transmissões, basta se registrar com antecedência AQUI.
Veja o cronograma dos próximos encontros, iniciando sempre às 8h:
10/11 - Estágio 1 do Protocolo de Depoimento Especial – Roberta Góes Linares
11/11 - Estágio 2 e 3 do Protocolo de Depoimento Especial - Roberta Góes Linares
12/11 - Legislação, Protocolo CIJ e Relato de Experiência - Patrícia Vendramim
13/11 - Políticas Públicas e Articulação de Rede e Relato de Experiência – Francilene Gomes Fernandes
Uso de celular aumenta entre idosos, diz estudo
Sábado, 26.07.2025 08h41
Prefeitura de VG inicia obras para ampliação de escola
Sábado, 26.07.2025 08h12
MPF apura falhas no tratamento de câncer pelo SUS em MT
Sábado, 26.07.2025 08h00
Cuiabá promove 1º Mutirão do CadÚnico
Sábado, 26.07.2025 06h15
Governador se reúne com engenheiros de MT
Sábado, 26.07.2025 01h19