Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 11h22
Judiciário promove capacitação de facilitadores e Evento Anual no TJMT
Da Redação
Entre os dias 14 e 16 de julho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), realizará a capacitação para Facilitadores para Programas de Reflexão e Sensibilização para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A iniciativa atende à Recomendação nº 124/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e integra o Plano de Gestão 2025-2026 do TJMT.
A formação será ofertada a profissionais das equipes multidisciplinares das varas especializadas e com competência em violência doméstica, psicólogos e assistentes sociais que atuam com grupos reflexivos nas comarcas. O objetivo é qualificar esses facilitadores para promover espaços de escuta e transformação voltados a homens autores de violência, prevenindo a reincidência e fomentando uma cultura de paz e equidade de gênero.
A capacitação ocorrerá na Escola dos Servidores “Desembargador Atahide Monteiro da Silva”, em Cuiabá, com oito horas diárias de conteúdo teórico e prático, totalizando 24 horas de formação. Serão abordados temas como machismo, feminismo, inovação legislativa na Lei Maria da Penha, técnicas para grupos reflexivos, depoimento especial e preenchimento do formulário de risco. As atividades serão conduzidas pelo juiz Marcelo Resende, da 2ª Vara Criminal de Barra do Garças, e pela presidente da Academia Mato-grossense de Direito e membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/MT, Dinara de Arruda Oliveira.
No dia 16 de julho, será realizado o II Evento Anual “O Papel do Judiciário na prevenção e garantia de direitos de magistradas e servidoras vítimas de violência doméstica e familiar”. A partir das 8h, no Espaço Justiça, Cultura e Arte “Desembargador Gervásio Leite”, na sede do TJMT, em Cuiabá, ocorrerá a palestra magna “Gênero e masculinidades no enfrentamento das violências contra as mulheres”, ministrada pelo desembargador Álvaro Kálix Ferro, do Tribunal de Justiça de Rondônia.
À tarde, a equipe da Cemulher-MT retoma a capacitação na Escola dos Servidores, com foco na metodologia sobre como desenvolver grupos de reflexão e sensibilização. Além de atender às normativas do CNJ e da Lei Maria da Penha, as ações buscam fortalecer os serviços especializados e ampliar as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica, incluindo a atuação preventiva com os agressores. A realização do evento também atende à Portaria CNJ nº 411/2024, inserindo a Cemulher-MT no eixo Governança do Prêmio CNJ de Qualidade.
Ministro manda "Gordão do CV" esperar decisão do TJ-MT
Domingo, 13.07.2025 11h04
Nutricionistas da rede escolar recebem formação continuada
Domingo, 13.07.2025 10h12
Pesquisa internacional investiga fungo que causa doença em trabalhadores rurais
Domingo, 13.07.2025 09h36
Maior cratera da America Latina abriga menor cidade de MT
Domingo, 13.07.2025 09h30
Universitário que ameaçou ex-vereadora alega depressão e tenta liberdade no STJ
Domingo, 13.07.2025 08h45