Quinta-Feira, 11 de Abril de 2024, 17h50
EM XEQUE
Juiz de MT entra na mira do CNJ por soltar traficantes com 420 kg de drogas
Repercussão negativa fez outro magistrado decretar a prisão dos traficantes horas depois
LEONARDO HEITOR
Da Redação
O ministro Luís Felipe Salomão, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instaurou, de ofício, um pedido de providências para apurar os procedimentos adotados pelo juiz federal Guilherme Michelazzo Bueno. O magistrado determinou a soltura de dois traficantes presos em flagrante no último sábado (6) 420 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, na cidade de Porto Esperidião, região fronteiriça com a Bolívia e usada com frequência por mulas do tráfico.
Rosivaldo Herrera Poquiviqui Durante e Marcos Antônio Rodrigues Lopes foram presos em uma Força-tarefa do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), juntamente com a Polícia Federal, o Exército Brasileiro e a Agência Nacional de Inteligência (Abin). Eles eram responsáveis pelo transporte da droga e trafegavam pela rodovia estadual MT-265 em uma caminhonete S-10, de cor branca, quando foram abordados em uma verificação de rotina realizada pelos policiais.
A dupla, ao ser questionada, confessou que receberia R$ 30 mil para fazer o transporte da droga do interior da Bolívia até a cidade de Mirassol D’Oeste (300 km de Cuiabá). No total, foram encontrados 319 kg de pasta-base de cocaína, 10 kg de cloridrato de cocaína e 61 kg de maconha. Os dois foram encaminhados para Delegacia da Polícia Federal de Cáceres e, posteriormente, seguiram para audiência de custódia.
No entanto, foram soltos menos de 24 horas após a decisão do juiz federal Guilherme Michelazzo Bueno, plantonista do fim de semana. No despacho, publicado no domingo (7), o juiz argumentou que a dupla seria, na verdade, "mulas", pessoas contratadas por traficantes para fazerem o transporte da droga, e que o crime não foi cometido com "grave ameaça a pessoas".
O caso ganhou grande repercussão e a liberdade da dupla foi duramente criticada pelo governador Mauro Mendes (UB), nesta segunda-feira (8), onde chegou a classificar a decisão como frustrante, por conta dos diversos investimentos feitos pelo Governo do Estado na segurança pública e no combate ao tráfico de drogas. Titular do caso, o juiz Francisco Antônio de Moura Junior revogou a soltura e expediu o mandado de prisão para a dupla.
“Há necessidade de se investigar, na esfera administrativa, se há alguma irregularidade na atuação do juiz federal ao macular o previsto na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e no regramento traçado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em especial envolvendo a adequação da sua atuação ao regramento pertinente ao plantão e ao juiz natural”, manifestou o corregedor na decisão pela abertura do pedido de providências.
Ao se pronunciar pela apuração, Salomão citou a repercussão do caso na imprensa e listou notícias veiculadas por meios de comunicação, com informações que subsidiarão o pedido de providências. Um sexto texto, publicado na última terça-feira (9) e que também consta da decisão do corregedor, informa sobre a revogação da soltura dos dois homens por outro juiz federal, titular da 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Cáceres.
A notícia sobre a revogação do alvará de soltura informa que os dois traficantes foram presos, pela segunda vez, na última segunda-feira (8). Um deles era foragido da Justiça desde 2016, quando teria sido condenado a 10 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas.
Zóinho de Bocaiúva | 12/04/2024 10:10:45
Ué? mas o Nine9Dedos pode fazer a sáidinha de bandidos da cadeia pra visitar amigos e cometer crimes e esse juiz não??? não entendi
FÃÂBIO | 12/04/2024 08:08:28
Vou dar um conselho pro judiciário brasileiro, fecha as portas, derruba tudo e começa do zero, que vcs se tornaram a PIOR Instituição do Brasil, de longe a mais sem credibilidade.
Omar Telo | 12/04/2024 08:08:09
Chama-se Crime Organizado né!!! Sem PolÃcia estadual, legislativo e Judiciário não se organiza nada.
Eleitor | 11/04/2024 19:07:56
Bem feito!!!!!
Prefeitura de Cuiabá lança Proerd na educação municipal
Domingo, 03.08.2025 13h03
Conheça a atuação do Cerest Cuiabá e os serviços ofertados
Domingo, 03.08.2025 12h53
Juíza manda invasores indenizarem banco por ocupação ilegal de fazenda em MT
Domingo, 03.08.2025 12h30
Defesa Civil de MT faz minicurso sobre monitoramento de incêndios
Domingo, 03.08.2025 12h19
Sine Cuiabá faz mais de 500 atendimentos em bairro
Domingo, 03.08.2025 12h04