A Defesa Civil de Mato Grosso realizou, nesta semana, a primeira capacitação voltada a agentes municipais com foco em ferramentas de monitoramento para incêndios florestais. O treinamento, realizado de forma virtual, contou com 62 participantes.
O minicurso foi dividido em dois módulos. O primeiro abordou o monitoramento climático, com a apresentação de portais de instituições como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Cenispam) e o Monitor de Secas.
O segundo módulo apresentou as plataformas de monitoramento de focos de calor e eventos de fogo, com destaque para o BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Painel do Fogo (do Censipam).
Os módulos incluíram atividades práticas para familiarização com as ferramentas apresentadas.
De acordo com o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, subtenente BM José Bruno de Souza Filho, o objetivo é capacitar os agentes para o uso das ferramentas de monitoramento, com ênfase na identificação de riscos de queimadas e incêndios florestais, a fim de subsidiar ações preventivas e auxiliar na tomada de decisão, principalmente durante o período de estiagem.
Além disso, conforme destacou o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, um dos objetivos centrais da capacitação é garantir que os coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil possam apoiar de maneira mais eficaz as ações de monitoramento e combate aos incêndios florestais, que são coordenadas institucionalmente pelo Corpo de Bombeiros.
O curso ainda reforçou a importância da vigilância constante, da elaboração de planos de ação eficientes e da articulação entre os atores envolvidos na prevenção e resposta aos incêndios nos municípios, a fim de otimizar a mobilização dos recursos no momento de emergência.