Vereadores de Cuiabá e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram na tarde deste domingo (3), na Praça 8 de Abril — conhecida como Praça do Choppão — para participar da manifestação “Reaja Brasil”. O ato teve como principais alvos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A mobilização na capital faz parte de uma série de protestos realizados simultaneamente em 62 cidades do país. As pautas são críticas à atuação do STF, defesa da liberdade de expressão, apoio à anistia dos presos pelos atos de 8 de janeiro e repúdio ao governo Lula.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, marcou presença e explicou o motivo de sua participação. "Estou aqui como cidadão. Já estive muitas vezes nesse local defendendo a nossa liberdade, o nosso país, o Estado Democrático de Direito, a imparcialidade da magistratura e o respeito aos três poderes. O Parlamento não tem sido respeitado. Defendo que o Brasil reencontre seu rumo, para que possamos ter dias melhores" — afirmou.
O vereador Rafael Ranalli (PL), um dos organizadores do protesto, também participou do ato. "Estamos aqui lutando por dias melhores e para dizer que Cuiabá não aceita ditadores. Por isso, vamos gritar ‘Fora Xandão" — declarou Ranalli.
Por decisão judicial, o ex-presidente Bolsonaro está impedido de sair de casa nos fins de semana e não participou presencialmente de nenhum dos atos deste domingo. No entanto, ele entrou em contato com os manifestantes por videochamada. "Parabéns a todos vocês que agora se manifestam. Tenham certeza de que vocês são a vitória para todos nós" — disse Bolsonaro, enquanto o público gritava “mito, mito”.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Paula Calil(PL), também esteve no evento. O protesto ganhou ainda mais força com a recente sanção imposta pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, por meio da chamada Lei Magnitsky. Para os bolsonaristas, a medida representa uma vitória internacional e serviu como combustível para ampliar a mobilização.
Além do prefeito e vereadores, participaram do ato o senador Wellington Fagundes, os deputados federais Coronel Fernanda, Nelson Barbudo (todos do PL) e Coronel Assis (União), além dos deputados estaduais Gilberto Cattani, Elizeu Nascimento (ambos do PL) e Faissal Calil (Cidadania). Também estiveram presentes os vereadores Dilemário Alencar(UB) e Baixinha Giraldelli(SD).
Moraes
Domingo, 03 de Agosto de 2025, 22h22Joenes pica pau
Domingo, 03 de Agosto de 2025, 22h08Mixtense
Domingo, 03 de Agosto de 2025, 21h53Jéssica Trans Corintiana
Domingo, 03 de Agosto de 2025, 20h22