Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024, 15h56
CHAPADA
Justiça Restaurativa é tema de palestra durante 1º Encontro Pedagógico
Da Redação
Cerca de 200 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) do município de Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá) puderam se aprofundar sobre a Justiça Restaurativa, nesta quinta-feira (15). Eles participaram da palestra com o tema ministrada pelo diretor do Foro da Comarca, juiz Leonísio Salles de Abreu Junior.
“A Justiça Restaurativa é um convite de mudança dos parâmetros de convivência das relações humanas no enfrentamento dos problemas sociais, apresentando uma lógica de cooperação e de pertencimento. É um movimento social e não pertence apenas a estrutura do Poder Judiciário. Ela é feita pela comunidade, com a comunidade e para a comunidade. Aqui o significado de justiça refere-se ao valor justiça”, refletiu o magistrado.
O juiz apresentou a técnica restaurativa, explicou como o Círculo de Construção de Paz funciona, quem pode ser facilitador, como é a capacitação disponibilizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e aproveitou para convidar os presentes a participarem do treinamento e se tornarem multiplicadores da prática.
Leonísio Salles de Abreu Junior afirmou que os círculos de paz são uma importante ferramenta da Justiça Restaurativa aplicadas pelo Poder Judiciário mato-grossense como mecanismo na pacificação de conflitos, fortalecendo, nutrindo e recuperando vínculos de toda ordem. Por meio de técnicas bem definidas e de comunicação não violenta, criando um ambiente seguro aos participantes.
“A proposta é ir além dos círculos, queremos que o município reveja, transforme sua estrutura de convivência interna educacional para uma gestão escolar restaurativa, com gestão democrática onde todos são protagonistas, com projetos que busquem a cooperação, a inclusão e o pertencimento de todos. Por isso trabalhamos com os círculos de paz na resolução ou enfrentamento de problemas e na corresponsabilização de todos os envolvidos para a pacificação social e escolar”, comentou.
“Não é com dor, ódio, exclusão e sofrimento que vamos mover a sociedade, mas sim com amor, união, conexão e alegria. Essa é a proposta da Justiça Restaurativa e conto com vocês para a transformação social da educação de Chapada”, encerrou o juiz.
A palestra faz parte da abertura do 1º Encontro Pedagógico da Secretaria de Educação do município, que segue até sexta-feira (16) no Salão Paroquial de Chapada. O encontro contou com a presença do prefeito Osmar Froner, secretário da Pasta, Benedito Lechner, vereadora Rosa Lisboa e o representante da equipe pedagógica, Francisco Burgo.
De acordo com a Secretaria de Educação, o evento marca um momento crucial para o desenvolvimento profissional e o aprimoramento da qualidade do ensino na rede municipal, onde os profissionais da educação terão um espaço de diálogo sobre as práticas pedagógicas, de forma a atingir a eficiência na execução dos programas voltados para educação básica.
Estado alerta risco de desabamento de ponte interditada em rodovia
Sábado, 09.08.2025 15h00
Casal atrai filas gigantes em feiras de Cuiabá com bolo
Sábado, 09.08.2025 14h58
Área em Jangada recebe 8 animais silvestres para soltura
Sábado, 09.08.2025 14h45
Parceria entre SES e MT Saúde desafoga UPAs de Cuiabá
Sábado, 09.08.2025 11h28
Apreensão de pescado pela Dema cresce 570% em 2025
Sábado, 09.08.2025 09h38