Quinta-Feira, 04 de Junho de 2020, 11h19
Live abre campanha de combate ao trabalho infantil em MT
Da Redação
As ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, têm início em Mato Grosso na próxima segunda-feira (08) com a live “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.
O tema segue a campanha 2020 coordenada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Justiça do Trabalho.
Nesta edição todas as ações serão virtuais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde para manter o distanciamento social.
Em Mato Grosso, a campanha é coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil (FEPETI-MT), composto por representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJMT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT/MT), Prefeitura de Cuiabá, OAB/MT, Conselho Tutelar, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/MT), da sociedade civil, de empregadores, e de trabalhadores.
Organizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania - SETASC, a live reunirá a auditora-fiscal do trabalho Marinalva Dantas, de Natal (RN), a desembargadora do Trabalho Maria Zuila Dutra, da 8ª Região- Belém (PA), e o analista de políticas sociais do Ministério da Cidadania, Francisco Xavier. A live será transmitida às 14h pelo canal do YouTube SetascComunica.
Campanha virtual - A campanha virtual visa orientar e sensibilizar sobre os riscos do trabalho infantil para crianças e adolescentes tendo como pano de fundo a pandemia da Covid-19. Muitas famílias, diante do isolamento social, perderam seus empregos e isso pode ser um fator agravante para a situação de vulnerabilidade dos mesmos.
Todo material será divulgado pelas redes sociais do Fepeti-MT (facebook.com/fepetimtoficial/ e https://www.instagram.com/fepetimt/) e dos órgãos que integram o Fórum com a #naoaotrabalhoinfantil. A SETASC enviará material para os municípios que compõem o PETI-MT, bem como aos demais municípios do Estado.
Dados - Há 2,4 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil. Em Mato Grosso, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação do Ministério da Saúde, foram registrados 671 acidentes graves na faixa etária dos 5 aos 17 anos no período de 2007 a 2019 e 12 acidentes fatais.
TJ confirma indenização para segurado com sequelas neurológicas em MT
Terça-Feira, 15.07.2025 21h50
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
Terça-Feira, 15.07.2025 20h46
TJMT e parceiros unem forças para implementar “Programa Semear”
Terça-Feira, 15.07.2025 18h53
Profissionais são capacitados para transformar agressores
Terça-Feira, 15.07.2025 18h47
Prefeitura de VG notifica empresa por atrasar obras de igreja
Terça-Feira, 15.07.2025 17h58