Quarta-Feira, 21 de Maio de 2025, 14h49
ESCOLHA UNÂNIME
Luziane Castro assume compromisso
Da Redação
Eleita para presidir o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no biênio 2025/2026, a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, assume o novo cargo com o compromisso de fortalecer o diálogo institucional e ampliar a atuação das Defensorias Públicas em todo o país. Ciente dos desafios, ela leva consigo a experiência acumulada à frente da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) e a convicção de que a união entre as instituições é essencial para avançar na garantia de direitos.
“Sem sombra de dúvidas teremos um grande desafio em 2025 e 2026 a frente desse Conselho. Nosso objetivo é dar continuidade a esse trabalho que vem sendo realizado, como o fortalecimento do Condege, fortalecer o diálogo com os órgãos federais e o crescimento das Defensorias em todo o Brasil. Neste ano nós conseguimos firmar um importante termo de cooperação onde as Defensorias conseguiram agora no ano de 2025 carretas e vans para ampliar os atendimentos e vamos continuar com esse diálogo, para conseguirmos mais avanços nos próximos anos”, disse Luziane.
A escolha por aclamação da chapa “Por uma Defensoria em constante avanço”, liderada por Luziane Castro, ocorreu nesta terça-feira (19), durante a 97ª reunião ordinária do Condege em Brasília (DF). A nova diretoria é composta por: Luziane Castro (presidente, DPEMT), Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves (vice-presidente, DPE-TO), Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior (secretária-geral, DPE-PI), Maria Madalena Abrantes Silva (secretária adjunta, DPE-PB), Vinícius Chaves de Araújo (coordenador-geral, DPE-ES).
Para o conselho fiscal, foram escolhidos: Mônica Palheta Furtado Belém (presidente, DPE-PA), José Leó de Carvalho Neto (DPE-SE), Ronaldo Francisco (DPE-SC) e Pedro Paulo Gasparini (DPE-MS).
“O Condege tem um rol de serviços prestado às Defensorias brasileiras. O Conselho contribui com o fortalecimento da instituição, com atuações como os protocolos integrados, termos de cooperação e o fortalecimento de relacionamentos institucionais com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A nova diretoria presidida pela defensora Luziane Castro trará continuidade a esse excelente trabalho em todo o país”, afirmou o vice-presidente eleito do Conselho, o defensor público-geral do estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.
Luziane ingressou na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) em 2004. Eleita pela primeira vez como defensora pública-geral em 2022, ela foi a primeira defensora de primeira instância a comandar o órgão e a segunda mulher a chefiar a DPEMT. Em 2024 ela foi reeleita ao cargo com 190 votos.
Por risco de mortes, TCE "manda" Sinfra proibir "gelo baiano" em obra do BRT
Sexta-Feira, 23.05.2025 07h45
Réu por contrabando de agrotóxico tenta fazer acordo em MT; MPF veta
Quinta-Feira, 22.05.2025 19h48
VG pode ganhar novo campus do IFMT
Quinta-Feira, 22.05.2025 19h22
VG promove curso de Inteligência Artificial
Quinta-Feira, 22.05.2025 19h19
TRF mantém diretor afastado de hospital em MT
Quinta-Feira, 22.05.2025 19h00