Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2025, 13h27
REGISTRO RARO
Mãe e filhote de onça-preta são vistos em estrada de MT
G1-MT
Duas onças-pretas - mãe e filhote - foram vistas atravessando a estrada na região do Parque Indígena do Xingu, próximo à Confresa, a 1.065 km de Cuiabá. O registro foi feito pelo técnico em agropecuária Paulo Odair, no dia 26 de junho e publicado na última sexta-feira (1°).
Segundo Paulo, o local fica próximo à fazenda onde ele trabalha. Quando estava voltando do trabalho, ele percebeu a presença dos felinos e se preparou para gravar o momento.
"Foi muito legal, uma sensação única! Uma vez vi uma onça-pintada de longe, já faz muito tempo, agora tive a oportundiade de ver bem de perto", descreveu.
Ainda de acordo com Paulo, havia outro filhote que não atravessou e ficou gritando pela mãe. Até o momento em que eles foram embora, a mãe não havia voltado para buscá-lo.
Ao g1, o biólogo Luiz Eduardo Saragiotto afirmou que registros como esse são raros, pois as onças de padrão melânico são mais difíceis de serem encontradas na natureza.
"As onças-pintadas podem nascer com o que chamamos de padrão melânico, que lembra a proteína melanina (que da cor à pele de muitos animais - inclusive na espécie humana)", explicou.
Isso quer dizer que, apesar da cor e do nome popular serem diferentes, as pretas e pintadas são da mesma espécie: a Panthera onca. São onças-pintadas com pelagem escura, que possuem essa característica marcante devido a uma mutação genética.
"Este padrão melânico tem uma pelagem preta, mas no sol, é possível observar as pintas embaixo da pelagem", afirmou.
Segundo pesquisadores, a espécie está ameaçada de extinção. Apenas de 5% a 10% das onças nascem com essa alteração na pelagem.
Medidas protetivas salvam vidas em MT
Quinta-Feira, 07.08.2025 14h20
Assassino de mãe e 3 filhas participa de júri à distância em MT
Quinta-Feira, 07.08.2025 13h52
Funcionário escreve "PRAE" em sinalização de rua em Cuiabá
Quinta-Feira, 07.08.2025 13h43
Previvag divulga resultado para conselheiro previdenciário
Quinta-Feira, 07.08.2025 13h37
"Ninguém chega sozinho a lugar nenhum", diz Gisela Cardoso
Quinta-Feira, 07.08.2025 13h28