Cidades

Segunda-Feira, 05 de Abril de 2021, 13h55

Mato Grosso participa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Da Redação

Será lançada no próximo dia 07/04 a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT 2021. A campanha é de responsabilidade da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia,  através da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, que dirige as ações com a participação dos apoiadores institucionais, assim como de todas as Superintendências Regionais do Trabalho (SRTb), entre elas a de Mato Grosso.

O auditor-fiscal do trabalho (AFT), Valdiney de Arruda, Valdiney Antonio de Arruda, que é chefe do Setor de Fiscalização da SRTb/MT, explica que o objetivo principal da Canpat é implementar uma cultura de prevenção de acidentes e acidentes do trabalho no Brasil, despertando a consciência da população para os prejuízos que tais eventos causam em nossa sociedade.

Em 2021 a campanha, que segue até o mês de novembro, tem como tema “Segurança e Saúde no Trabalho é + Brasil - Mais qualidade de vida para os trabalhadores - Mais competitividade para as empresas - Mais valor para o Brasil”.

“Este ano abordaremos as vantagens para todos os atores do mundo do trabalho, especialmente empregadores e trabalhadores, assim como toda a sociedade brasileira, a importância de prevenção de acidentes e doenças”, observa o auditor-fiscal.

O tema remete à importância da gestão de acidentes e doenças para todas as partes da relação de trabalho e para o País.

“Consideramos que uma parcela significativa da sociedade não compreende ainda a importância da prevenção de acidentes e doenças, bem como desconhece suas consequências negativas, que impactam a todos. Faz-se necessária, então, uma ação do Estado no sentido de reverter esse quadro”, contextualiza Valdiney de Arruda.

Dessa forma, a Canpat pretende abordar as vantagens em se adotar ambientes de trabalho seguros e sadios, estimulando os agentes voluntariamente a adotar e manter medidas de prevenção em seus estabelecimentos, assim como estimular a sociedade a valorizar os empregadores e trabalhadores que têm essa compreensão.

A campanha tem toda a sociedade como público alvo e, especificamente, trabalhadores e suas representações, empregadores e suas representações, estudantes , professores e toda rede sócio assistencial.

Calendário

A cerimônia virtual de abertura ocorre dia 07/04. No dia 28/04 será realizada a homenagem às vítimas de acidentes do trabalho.

De abril a outubro, realização de eventos na modalidade virtual, na página da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho - ENIT no Youtube. Os eventos abordarão o tema da Canpat 2021, bem como aspectos das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho.

Em outubro, ações relacionadas ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (10/10). O encerramento da Canpat 2021 ocorrerá no dia 24/11, em Brasília (DF), com avaliação da campanha.

Nas redes sociais, a campanha usará as hashtags #chegadeacidentes, #canpat2021 e #sstmaisvalor para mobilizar os internautas em torno da causa.

Tragédia

Acidentes e doenças do trabalho constituem uma tragédia para o País, em decorrência da perda de vida ou incapacitação de cidadãos brasileiros, de valor inestimável, pontua Valdiney de Arruda. Além dessa tragédia enquanto sociedade, a perda de uma vida ou a incapacidade para o trabalho de brasileiros significa perda de todo um investimento em educação e capacitação, sem a possibilidade de auferir os resultados para a sociedade.

Acidentes e doenças representam, ainda, parcela significativa dos gastos públicos, em decorrência do pagamento de benefícios e pensões aos acidentados e familiares, não obstante o seguro de acidente do trabalho, além de gastos na rede de saúde.

Gastos e perdas decorrentes de um acidente do trabalho, a exemplo de remoção, deslocamento, atendimento na rede pública/privada de saúde, dias parados, indenizações, recontratação, requalificação etc, são transferidos para toda a sociedade, vez que são repassados para o preço final do produto, ou através dos impostos e seguros utilizados para atendimentos emergenciais e pagamento de benefícios, como acima explicado.

Em nível mundial, cuja economia está cada vez mais globalizada, o País perde competitividade.

De acordo com as estatísticas da Organização Internacional do Trabalho, a cada 15 segundos, morre um/a trabalhador/a em virtude de um acidente de trabalho ou doença relacionada com a sua atividade profissional e mais de 300 milhões de trabalhadores e trabalhadoras sofrem lesões profissionais não fatais todos os anos.

Confira também: Veja Todas