Quinta-Feira, 22 de Maio de 2025, 16h06
RECONHECIMENTO
Mato Grosso recebe prêmio nacional por boas práticas no combate à exploração sexual infantil
Da Redação
O Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), recebeu, nesta quinta-feira (22.5), em Brasília, o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A honraria foi entregue durante o Simpósio Nacional da Semana de Mobilização para o Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, realizado no Auditório do Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU).
O Cetrap conquistou o prêmio na categoria Boas Práticas no Enfrentamento à Exploração Sexual, considerada uma das piores formas de trabalho infantil. A premiação reconhece instituições e profissionais que se destacam na proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
A coordenadora da comissão colegiada do Cetrap, Roberta de Arruda Chica, celebrou a conquista destacando sua relevância para o Estado.
“Isso para nós, enquanto comitê, é importantíssimo, porque mostra que estamos agindo contra um crime que está em evidência no mundo todo. Mato Grosso está em destaque pelo nosso trabalho e atuação”.
Dulce Regina de Amorim, coordenadora da Comissão Permanente de Atenção à Vítima, explicou que o comitê é formado por representantes da sociedade civil e do poder público, com o objetivo de articular ações para prevenir e combater o tráfico de pessoas em Mato Grosso.
“Desde a sua criação, em 2012, nosso foco é discutir e implementar ações prioritárias, com base no plano de ação da política estadual de enfrentamento, que tem validade de quatro anos”, reforçou.
O tráfico de pessoas, segundo a Lei nº 13.344/2016, compreende atos como aliciamento, recrutamento, transporte, compra, alojamento ou acolhimento de pessoas mediante ameaça, violência ou abuso, com fins de exploração. A atuação do Cetrap vem ganhando destaque nacional justamente pelo compromisso em enfrentar essas práticas criminosas que violam direitos fundamentais.
O Prêmio Neide Castanha é uma homenagem à ativista e defensora dos direitos humanos que dedicou sua vida à luta contra a violência praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
TJ mantém preso aluno da UFMT suspeito de traficar drogas sintéticas
Domingo, 10.08.2025 15h00
Aprosoja celebra Dia dos Pais com homenagens
Domingo, 10.08.2025 12h43
Ato simbólico homenageia vítimas de feminicídio
Domingo, 10.08.2025 10h56
Celebridades se mobilizam para elefante ir para santuário em MT
Domingo, 10.08.2025 10h54
Prefeitura de Cuiabá distribui marmitas e cobertores
Domingo, 10.08.2025 10h29