Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 19h06
CRIAÇÃO
Ministério nomeia reitora da UFR
Da Redação
O Ministério da Educação nomeou a professora Analy Castilho Polizel como reitora ‘pro tempore’ da recém-criada Universidade Federal de Rondonópolis, a UFR. A publicação no Diário Oficial da União consta da edição desta quarta-feira, 11, e marca o último ato de criação da instituição de ensino. “Agora será possível determinar os atos necessários para que a nossa UFR passe a existir de fato e de direito” – comemorou o senador Wellington Fagundes (PL-MT).
Autor do primeiro projeto de criação da UFR, ainda em 2005, Fagundes destacou que a nomeação da reitora não encerra quase 15 anos de muita luta de toda a comunidade rondonopolitana. Ainda nesta quarta-feira, 11, a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou requerimento para realização de audiência pública para tratar dos projetos que possam evidenciar a implantação de uma universidade voltada ao desenvolvimento regional.
“Queremos ofertar as condições e oportunidades para a população do Sul e Sudeste de Mato Grosso, especialmente para os jovens” – acrescentou. Para a audiência foram convidados os ministros Marcos Pontes, de Ciência; e Abraham Weintraub, de Educação; e os presidentes das duas comissões, senadores Dario Berger (SC) e Vanderlan Cardoso (GO).
Os quatro, inclusive, já confirmaram presença no evento, que depende agora apenas de compatibilização de agenda. Berger, inclusive, durante sessão nesta quarta-feira, fez questão de enfatizar a luta desempenhada por Fagundes pela implantação da UFR – processo que alavancou a implantação de outras universidades, duas em Goiás, nas cidades de Catalão e Jataí; uma no Piauí, a Delta do Parnaíba; e uma em Tocantins.
Para o presidente da Comissão de Educação do Senado a implantação da UFR “é uma conquista de valor imensurável” já que representa a implantação de “um polo irradiador de cultura, de educação, de ciência, de tecnologia, do desenvolvimento e de formação de pessoas, especialmente de jovens que representam o futuro do nosso país”.
A UFR já possui 19 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Medicina, Sistemas de Informação, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, e Administração (modalidade EAD).
STJ nega transferência de megatraficante para cumprir pena em MT
Domingo, 13.07.2025 20h50
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55