Cidades

Domingo, 26 de Abril de 2020, 08h56

PROPAGANDA ENGANOSA

MP acusa escola particular de "burlar" ranking de aprovação no Enem

CIN teria utilizado resultado de uma turma específica em 2015 de outra unidade escolar com CNPJ próprio para a realização de propaganda enganosa

Da Redação

 

O Colégio Isaac Newton (CIN), em Cuiabá, sofreu uma denúncia do Ministério Público do Estado (MP-MT) por suposta propaganda enganosa. A unidade de ensino particular teria utilizado o resultado de uma turma específica de 35 alunos de um outro colégio (com CNPJ próprio, mas ligado ao grupo CIN) para divulgar que obteve a “1ª colocação geral no ranking das melhores escolas de Mato Grosso no ENEM 2015”.

A denúncia do MP-MT aponta a criação de vários CNPJs, todos ligados ao grupo CIN, como forma de “burlar” o desempenho de instituições de ensino nas provas do ENEM. A informação também teria sido confirmada por representantes de outro colégio particular (Salesiano São Gonçalo), também em Cuiabá, que informaram aos próprios alunos a existência da prática na Capital.

O MP-MT cita que a criação dos CNPJs – além das referidas personalidades jurídicas -, possibilitou que o CIN realocasse seus melhores alunos a uma turma específica, denominada como “ITA - Medicina”, em alusão ao famoso Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), além do próprio curso superior de medicina, ambas as vagas, em suas respectivas instituições, muito disputadas.

“O Colégio Isaac Newton – CIN difundiu a informação de que havia obtido a 1ª colocação geral no ranking das melhores escolas de Mato Grosso no ENEM de 2015, sem especificar qual foi a “realidade pedagógica” contida no resultado do ranking. Antes, valeu-se dessa classificação para desenvolver intensa campanha publicitária, veiculando - a entre 2016 e 2017 na TV, internet, rádios, jornais, outdoors e até em quiosque expositivo instalado no Shopping Pantanal”, diz trecho da denúncia.

Ainda de acordo com o MP-MT, a referida turma alocada na personalidade jurídica “ITA - Medicina” era composta por apenas 35 alunos, que tinham material didático diferenciado, bem como ritmo de aulas e atividades pedagógicas mais intensas.

“O destaque conferido ao CIN, no ranking das melhores escolas de Mato Grosso exprimia o resultado de apenas um grupo seleto de 35 alunos, referente à turma ‘ITA MEDICINA’ onde eram incluídos os melhores alunos, a proposta pedagógica é diferenciada (maior carga horária e menor número de alunos) e material didático distinto das demais turmas”, revela o MP-MT.

A denúncia ainda não foi aceita pela Justiça. Caso o Poder Judiciário identifique elementos que possam apontar para irregularidades, porém, numa eventual condenação, o MP-MT pede que a unidade de ensino pague uma multa de R$ 100 mil e que divulgue por dois meses, em todos os meios de comunicação, o seguinte esclarecimento: “O Colígio Isaac Newton – CIN vem a público informar que os resultados atribuídos à primeira colocação no ENEM/2015 não refletem a realidade de todos os níveis de ensino ofertados pela escola, uma vez que consistiu, à época, em turma específica de ITA - MEDICINA, existindo, portanto, outras turmas que obtiveram a 49ª e 59ª classificação naquele exame”.

O CIN divulgou uma nota se explicando da denúncia.

Confira ela abaixo, na íntegra.

O Colégio Isaac Newton esclarece que o próprio Inep foi quem divulgou o resultado do Enem apontando o CIN/ITA Medicina na 1ª colocação e que apenas replicou a informação.

O ITA Medicina pertence ao Colégio CIN, como reconhece o Ministério Público, e, portanto, não houve propaganda enganosa, até porque o ITA Medicina teve a melhor classificação.

O Colégio CIN existe há 36 anos. Nesses 36 anos a estimativa é das seguintes aprovações em diversos vestibulares: Medicina 933 Direito 2.625 Engenharias 1.400 Demais Cursos 5.250. Pelos nossos cálculos, contribuímos diretamente para que mais de 10.000 alunos ingressassem nas Universidades.

Estimamos, também, que nesse período foram fornecidas pelo menos 3.500 bolsas de estudo integrais e dezenas de milhares de bolsas de estudo parciais.Ou seja, apesar de ser uma instituição privada, contribuímos para a inclusão social em nosso país.

Atuamos fortemente nos esportes, obtendo o título de Campeão Estadual Escolar, por 14 anos consecutivos. Nossos alunos são premiados em Olimpíadas de Matemática e nosso Colégio é credenciado pelo POTI/lMPA - Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo/Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Somos conveniados com a Escola de Inteligência do Dr. Augusto Curi. Realizamos Concurso de Bolsas de Estudos desde o 1° dia até os dias de hoje.

O Colégio CIN e suas empresas estão à disposição para quaisquer outros esclarecimentos, pois é uma escola idônea ,honesta e pedagogicamente busca que é melhor para os seus alunos.

 

Comentários (2)

  • Joemir Magno  |  26/04/2020 19:07:49

    Só posso dizer uma coisa, tenho uma filha que estuda no CIN desde o quarto ano, hoje ela está no nono ano...ela têm os méritos dela...mas a escola é ótima Toda a equipe CIN está de parabéns. Ela nunca caiu de rendimento com relação ao aprendizado... Que se apurem as denúncias, mas que a escola é ótima isso não se pode negar.

  • Bernardes |  26/04/2020 15:03:19

    Ou seja, é tudo mentira, propaganda enganosa e uma verdadeira canalhice praticada pelos seus administradores e proprietários. O Brasil das falcatruas e enganações.

Confira também: Veja Todas