Terça-Feira, 08 de Julho de 2025, 14h05
CONSCIÊNCIA
MPMT aborda descarte incorreto de resíduos em campanha
Da Redação
O descarte incorreto de resíduos sólidos é um dos grandes desafios contemporâneos. À vista disso, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do projeto “Diálogos com a Sociedade”, lançou neste mês de julho uma nova campanha de conscientização ambiental sob o conceito: “O lixo da sua casa polui a casa que não é sua”. A proposta é provocar uma reflexão sobre como atitudes individuais impactam diretamente o meio ambiente e a vida, com consequências não somente aos demais seres humanos, mas também a outras espécies.
A mensagem veiculada em TV e rádio chama a atenção para uma realidade alarmante: animais silvestres cada vez mais convivem com o lixo humano em seus habitats naturais. Ao tornar esse entendimento mais próximo e visual, o intuito é despertar um baque emocional no público, evidenciando como pequenos gestos, como jogar um plástico em local inapropriado ou não separar adequadamente os resíduos, podem afetar profundamente a fauna.
Por meio de imagens que mostram a presença de lixo nos “lares” dos animais, a ação convida a sociedade a repensar seus hábitos cotidianos. A iniciativa faz parte do projeto “Diálogos com a Sociedade”, que busca aproximar o Ministério Público da população, mediante debates e ações educativas em prol do bem comum. Neste caso, o objetivo é fortalecer a mentalidade coletiva sobre a responsabilidade ambiental e a importância da preservação da vida silvestre.
A campanha conta com a veiculação gratuita de vídeo institucional e spot (anúncio em áudio) pela Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC) - TV e Rádio Centro América, além de peças publicitárias divulgadas nas redes sociais do MPMT, em outdoors localizados em pontos estratégicos de Cuiabá e em linhas de ônibus (busdoor) que circulam pela capital.
O êxito da iniciativa conta com o apoio essencial de empresas parceiras, como Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Energisa, Águas Cuiabá, Oncomed, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Unimed Mato Grosso, Instituto da Madeira do Estado de Mato Grosso (Imad), Nova Rota do Oeste, Bom Futuro, Amaggi, Águas de Sinop e Aliança do Setor Produtivo.
Prefeitura reforma no Hospital da Lions com novo padrão de leitos
Sábado, 02.08.2025 10h54
TJ mantém condenação de Mikael Chumaqui por tráfico de drogas em MT
Sábado, 02.08.2025 10h15
Conferência Municipal de Saúde encerra com propostas
Sábado, 02.08.2025 09h03
Cuiabá oferece aulas de defesa pessoal para mulheres
Sábado, 02.08.2025 08h37
MPF investiga União por morte de criança indígena sem remédio em MT
Sábado, 02.08.2025 08h07