Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 14h22
SENSIBILIZAÇÃO
MPMT realiza mostra “Mulheres Negras nas Ciências” na próxima semana
Da Redação
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – Vida Plena, realiza de 21 a 25 de julho a Mostra “Mulheres Negras nas Ciências”, das 13h às 16h30. A iniciativa é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho) e conta com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Projeto de Extensão “Mulheres nas Ciências”.
Nos dias 21 e 22, a exposição estará na entrada da Procuradoria-Geral de Justiça. De 23 a 25, será exibida na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. O objetivo é sensibilizar os integrantes da instituição para a temática étnico-racial, com ênfase na valorização das mulheres negras na sociedade. A mostra apresentará 16 painéis de mulheres negras cientistas que foram fundamentais para o desenvolvimento das ciências, bem como contará com jogos pedagógicos sobre o tema.
A abertura da exposição contará com a presença da subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Weigert; do diretor-geral do MPMT, Ricardo Dias Ferreira; da coordenadora do Projeto de Extensão da UFMT, professora doutora Carolina Bottosso de Moura; e da servidora do MPMT e integrante do Grupo de Trabalho Étnico-Racial, Fabiane de Souza Campos.
“A Mostra ‘Mulheres Negras nas Ciências’ integra o conjunto de ações institucionais voltadas à construção de uma política interna de equidade étnico-racial. Essa iniciativa é fundamental para promover o engajamento e o debate entre os integrantes da instituição, especialmente no contexto de implantação da Política Institucional de Equidade Étnico-Racial. Trata-se de um passo importante para a consolidação de um Ministério Público e de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora do Vida Plena.
Política - A implantação da Política Institucional de Equidade Étnico-Racial no MPMT tem como propósito fomentar programas, projetos e ações afirmativas que promovam a equidade no ambiente institucional. Sua construção é coletiva, conduzida pelo Comitê de Promoção da Igualdade Institucional e pelo Vida Plena, com o apoio de um Grupo de Trabalho (GT) Étnico-Racial. A proposta visa consolidar um ambiente de trabalho mais inclusivo, democrático e representativo.
Mulheres nas Ciências - O projeto de extensão da UFMT tem como objetivo discutir a questão de gênero dentro e fora do ambiente universitário, combater o assédio e incentivar a participação feminina nas áreas científicas e tecnológicas. O projeto apresenta painéis com trajetórias de mulheres negras cientistas, promovendo o debate sobre gênero e raça no meio acadêmico e destacando a contribuição dessas mulheres para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico.
Cuiabá dá início às cirurgias de castração
Domingo, 27.07.2025 09h07
Obras no Complexo Viário do Leblon avançam em três frentes
Domingo, 27.07.2025 08h49
Juiz anula cláusulas abusivas de construtora de prédios de luxo em Cuiabá
Domingo, 27.07.2025 08h00
Lacen é pioneiro em laboratórios públicos certificados na região
Sábado, 26.07.2025 18h43
VG comemora resultados na educação no primeiro semestre
Sábado, 26.07.2025 18h39