Cidades

Quarta-Feira, 31 de Janeiro de 2018, 19h08

ALERTA

MT está entre áreas de recomendação para vacinação contra febre amarela

GLOBO

 

Brasil enfrenta mais uma alta nos casos de febre amarela. Com isso, novas áreas com recomendação para a vacina foram acrescentadas à lista do Ministério da Saúde. Os estados mais afetados pela doença são São Paulo e Minas Gerais. Há registros confirmados do vírus também no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Apesar de ainda não ter confirmado nenhum caso da doença, Mato Grosso está na área de recomendação para a vacinação contra a febre amarela. No Estado, um caso suspeito ainda está sb investigação.

Aqueles que forem para as áreas com recomendação durante o Carnaval precisam correr para receber uma dose. A imunização passa a fazer efeito 10 dias após a aplicação. Por isso, quem for viajar no sábado (10) precisaria estar vacinado até esta quarta-feira (31).

Além da vacina comum, que após aplicação garante a imunização por toda a vida, o governo federal liberou que os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo apliquem a dose fracionada. A imunização nestes casos precisa ser repetida após oito anos.

Trata-se da divisão da dose antes aplicada: a dose padrão contém 0,5 ml e a versão dividida passa a ter 0,1 ml. Com isso, uma vacina que antes era destinada para uma pessoa pode ser aplicada em quatro indivíduos – podendo chegar a cinco. Confira os municípios que adotaram a dose fracionada.

Casos no Brasil

Nesta terça-feira (30), o Ministério da Saúde divulgou um novo balanço dos casos e mortes da doença. São 213 casos confirmados, sendo que 81 pessoas morreram devido à infecção desde 1º de julho de 2017.

O governo federal recebeu 1.080 notificações de casos suspeitos – 432 foram descartados e 435 permanecem sob investigação. Em comparação com o mesmo período de 2016/2017, há uma queda de 54% nos casos confirmados. As mortes devido à doença diminuíram 44%.

Os dois estados mais afetados são São Paulo e Minas Gerais, com 108 e 77 casos confirmados, respectivamente. O Rio de Janeiro detectou 27 infecções por febre amarela, seguido do Distrito Federal, com apenas uma pessoa. Veja abaixo os números de casos por estado que evoluíram para morte e confira os outros estados com notificações ainda em investigação.

 

Confira também: Veja Todas