Cidades

Terça-Feira, 16 de Julho de 2024, 13h56

CAUSA

Nova sede da AMA de Sinop 150 crianças autistas

Da Redação

Ainda em fase de construção, a nova sede da Associação Amigos do Autista de Sinop (AMA Sinop) vai mais que dobrar o número de atendimentos pela entidade, chegando a 150 crianças, afirma a presidente da Associação, Josilene Moraes. Para alcançar este objetivo, a principal fonte de recursos da entidade vem de doações.

"Essa sede nova, que a gente só está conseguindo construir graças a doação do seu Roberto Dorner, é um sonho. Vai nos propiciar ampliar a equipe. Temos a metade das salas que vamos ter na nova sede. Serão 15 salas, e vamos conseguir atender pelo menos 150 crianças, enquanto hoje atendemos cerca de 60", ressalta a presidente.

 

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), doou todo o seu salário enquanto prefeito à AMA Sinop, que soma R$ 827 mil até abril de 2024. Os recursos foram investidos integralmente na construção da nova sede. Além de doar o salário, Dorner e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, são padrinhos da instituição.

"É uma causa justa, temos que fazer o bem. Vimos essa necessidade, visitamos muitas famílias com diversas crianças autistas, e entendemos que destinar o salário seria importante para fazer uma nova sede e reconhecer a importância da AMA para Sinop. E vou continuar repassando todos os salários até o final do mandato para esta causa nobre, o trabalho continua", detalha o prefeito. 

A presidente da AMA, Josilene Moraes, conta que a Associação foi fundada em 2019, e tudo começou com a busca por atendimento especializado para a sua filha autista. "No início ela [a AMA] tinha apenas o intuito de fortalecer a causa. A associação foi crescendo, a causa foi crescendo, e identificamos que era muito necessário oferecer atendimento para crianças que estavam desassistidas de terapia'', conta. 

O trabalho que começou pequeno, atendendo apenas 25 crianças, hoje dá suporte para 60 crianças. Na lista de espera, mais de 200 crianças aguardam uma oportunidade. Entre os benefícios para as famílias que são atendidas estão a melhora na comunicação e linguagem das crianças, redução das estereotipias e o desenvolvimento de mais autonomia.

Conforme Dory Silva, mãe de uma das crianças que faz tratamento atualmente na AMA, em apenas um ano e meio de acompanhamento especializado, sua filha já mostrou avanços. 

"A partir do momento que ela inseriu as terapias na vida dela, aqui na AMA, ela mudou. Eu acho que a AMA é uma instituição muito importante, eu falo para todo mundo com muito orgulho que eu visto a camisa da AMA. Porque através da terapia, hoje minha filha tem uma relação boa com as outras crianças, o comportamento melhorou muito, ela hoje consegue ficar numa fila, ela dança, e eu sou muito grata", conta a mãe. 

A AMA é uma entidade filantrópica que tem como missão fortalecer a defesa dos interesses de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e auxiliar as famílias que não possuem condições financeiras e dificuldades de acessos aos tratamentos e terapias necessárias.

A sociedade também pode apoiar o trabalho da AMA. Para saber como ajudar basta entrar  em contato por meio da página no instagram @amasinop.

Confira também: Veja Todas