Quinta-Feira, 23 de Julho de 2020, 17h23
REFERÊNCIA
Novo centro de saúde tratará Covid em Cuiabá
Da Redação
O prefeito Emanuel Pinheiro entregou, nesta quinta-feira (23), a reforma do Centro de Saúde Ana Poupina. A unidade, que completamente revitalizada, climatizada e com novas mobílias deu lugar ao 1º Centro de Referência para COVID-19 da Atenção Básica. Durante a pandemia, o local atenderá exclusivamente pacientes que apresentarem sintomas leves de síndrome gripal. Com isso, o combate à COVID-19 na capital ganhou mais um importante reforço.
“Entregamos hoje mais uma obra voltada à Atenção Básica da saúde pública municipal da nossa capital. O Centro de Saúde Ana Poupina, no bairro Dom Aquino foi totalmente reformado, ampliado e reestruturado. Essa é uma luta antiga, uma bandeira e uma grande reivindicação do vereador Chico 2000 e foi reinaugurada neste momento de pandemia para atender exclusivamente pessoas com suspeita de COVID-19”, comentou o prefeito.
O vereador Chico 2000 aproveitou a ocasião da reinauguração do CS Ana Poupina para agradecer o trabalho dos servidores. “Os funcionários dessa unidade não deixaram cair a qualidade do atendimento, e isso precisa ficar registrado aqui. Agradeço a todos os profissionais dessa unidade, em nome da enfermeira Ana Kelly, que é minha filha”, revelou.
De acordo com a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, o atendimento médico será realizado por demanda espontânea ou referenciado por unidades que estejam sem médicos no momento. O Centro de Referência vai funcionar com hora estendida, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Ela explica que todas as unidades da Atenção Básica (postos e centros de saúde) estarão funcionando regularmente, e que os pacientes com suspeita de COVID-19 podem ir no local mais próximo às suas casas. A diferença é que nestas unidades o atendimento continuará normalmente, também para pacientes que não estiverem com síndrome gripal, além de prosseguirem com a vacinação do calendário regular. “No CS Ana Poupina não teremos vacinação enquanto funcionar o Centro de Referência para COVID-19”, alerta a diretora.
Os pacientes que forem atendidos no Centro de Referência poderão fazer tanto o teste rápido quando o RT-PCR no local, conforme os critérios de avaliação dos médicos. “Caso o médico ache necessário que o paciente faça o exame, ele será agendado na própria unidade, levando-se em conta o tempo de início dos sintomas”, explica.
Também será disponibilizado para os pacientes o Kit COVID, de acordo com a avaliação médica. “Os médicos têm liberdade para receitarem os medicamentos que acharem mais adequados, mas caso receitem o Kit COVID, o paciente poderá retirar na própria unidade, mediante apresentação da receita”, finaliza Miriam.
Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a abertura desta unidade restrita para pacientes com sintomas leves de COVID é mais uma conquista no enfrentamento da pandemia. “O Centro de Referência contará com atendimento especializado, realização dos exames e disponibilização do Kit COVID. Esta unidade ajudará a desafogar as UPAs e Policlínicas, que têm ficado sobrecarregadas devido ao grande número de pacientes que muitas vezes apresentam sintomas leves. Agora estas pessoas poderão procurar o atendimento no Centro de Referência da Básica, deixando as UPAs e Policlínicas mais livres para atenderem os casos moderados e graves”, disse Pinheiro.
Geraldo Rodrigues | 23/07/2020 18:06:46
A verdade é que o vereador que trabalha para a região do Grande Dom Aquino é o Chico 2000. Obrigado mais uma vez, vereador.
STJ nega transferência de megatraficante para cumprir pena em MT
Domingo, 13.07.2025 20h50
Prefeitura de Cuiabá investe R$ 65 milhões em políticas sociais
Domingo, 13.07.2025 19h20
Padre que estuprou coroinhas em MT não poderá trabalhar fora da cadeia
Domingo, 13.07.2025 17h40
Médico alerta para 'pandemia' de pessoas 'desatentas ao presente'
Domingo, 13.07.2025 17h21
Hospital Regional de Sinop já realizou 2,3 mil cirurgias este ano
Domingo, 13.07.2025 16h55