Quinta-Feira, 17 de Março de 2022, 16h44
LUTA
OAB-MT participa de campanha contra assédio a advogadas
Da Redação
“Chega de silêncio, chega de omissão, a luta ainda é longa, mas venceremos”. É o que anunciou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, ao participar do lançamento da campanha nacional de enfrentamento ao assédio moral e sexual contra advogadas, nessa segunda-feira (14), em Brasília.
No mês da mulher, a OAB Nacional, junto com as Seccionais, inicia uma jornada de conscientização, prevenção e combate a este problema histórico. A campanha se estenderá o ano todo.
A ação envolve o lançamento de um canal de denúncias para advogadas, uma cartilha, além da realização de lives, rodas de conversa e eventos regionais.
Intitulada “Advocacia sem Assédio”, a campanha é uma realização da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), presidida pela conselheira federal Cristiane Damasceno.
No lançamento da campanha, Gisela Cardoso foi saudada, ao ressaltar que o momento é de fazer história e seguir adiante.
“Precisamos continuar nos apresentando e que nós possamos, futuramente, não ouvir mais o tipo de coisa que ouvi, ao colocar meu nome à disposição como candidata a presidente da OAB de Mato Grosso. ‘Você não é a melhor candidata’ - disseram. Ao questionar o porquê, me deram uma resposta muito simples: ‘porque você é mulher’. E isso me desqualifica? Me afirmaram que a advocacia mato-grossense não está preparada para ser liderada por uma mulher, mas nós estamos hoje aqui para provar o contrário. A advocacia mato-grossense está preparada sim, a advocacia catarinense está preparada, a baiana, a paranaense e a paulista estão preparadas e toda a advocacia brasileira está preparada para ser liderada por mulheres e homens que têm o mesmo objetivo de diminuir discriminação, diminuir desigualdade, para que possamos cada vez mais ver mesas como esta, composta por mais mulheres, e plateias como esta, com mais homens também nos ouvindo falar das questões femininas”.
Na opinião de Gisela, é com união entre mulheres e homens que teremos condições de combater a prática do assédio. “Conselhos federal, seccionais, subseções, que estejamos todos juntos nessa campanha, que precisa ser levada a cada advogado, a cada advogada que esteja sofrendo assédio lá no interior, lá nos tribunais, não dá mais para admitir esse tipo de desconforto que atrapalha tanto nossa carreira”, ressaltou.
A presidente da OAB-MT registrou a presença da presidente da 22ª Subseção de Primavera do Leste, Ethiene Brandão e Silva Mendonça de Lima, uma das oito advogadas que estão à frente das subseções no Estado. E parabenizou as quatro mulheres que, além dela, conduzem seccionais no país.
A conselheira federal Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), lembrou que esta é uma luta de muito tempo dentro da OAB e que agora se materializa. “O assunto é espinhoso, porque é oculto, mas nas rodas de conversas das nossas colegas aparece”.
Ela conclamou os presentes a contribuírem com a divulgação da campanha. “O que peço é que nos juntemos para que possamos lutar contra esse mal e as advogadas possam exercer a atividade com todo e total respeito”.
O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, disse, no encontro de lançamento da campanha, que a discussão sobre os direitos das mulheres “é o termômetro da vitalidade e abundância do Estado Democrático de Direito”. Para ele, “não há democracia sem o respeito integral às mulheres”.
Juíza revoga tornozeleiras de "assistentes" de tesoureiro do CV
Sábado, 02.08.2025 12h10
Programa já recebeu 69 mil cadastros em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 11h05
Prefeitura reforma no Hospital da Lions com novo padrão de leitos
Sábado, 02.08.2025 10h54
TJ mantém condenação de Mikael Chumaqui por tráfico de drogas em MT
Sábado, 02.08.2025 10h15
Conferência Municipal de Saúde encerra com propostas
Sábado, 02.08.2025 09h03