Cidades

Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024, 16h54

ESQUIZOFRENIA

Paciente que fugiu de hospital em Cuiabá é encontrada

G1

 

A paciente Pryscila Amanda Cordeiro de Mendonça, de 23 anos, diagnosticada com esquizofrenia, foi encontrada após fugir do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), nessa terça-feira (19). A mãe da jovem, Bernardina Mendonça, disse ao g1 que, após fugir, a filha retornou por conta própria para a unidade, mas que ela não foi informada disso pela equipe do hospital.

Segundo a mãe, a falta de informações sobre o paradeiro da filha fez com que ela registrasse um boletim de ocorrência por desaparecimento.

Em nota, o HMC informou que não impõe a permanência de pacientes internados quando eles optam por deixar o local e que Pryscila saiu de forma voluntária. Depois do ocorrido, a equipe médica do HMC emitiu um encaminhamento da paciente para o Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho.

Bernardina contou que alertou a equipe do hospital de que, em casos de surtos psicóticos, a filha poderia fugir da unidade e pediu para ficar junto com ela. No entanto, como a jovem estava internada na sala vermelha do hospital, não foi permitido que alguém da família a acompanhasse.

De acordo com ela, a filha foi levada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao HMC após ingerir diversos comprimidos quando estava em surto. A unidade não possui ala psiquiátrica.

O g1 teve acesso a documentos emitidos em janeiro deste ano pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que afirmam que Pryscila é "dependente de terceiros para realização de atividades diárias". No entanto, o HMC alega que o laudo não foi apresentado à equipe. Questinado sobre a política adotada em atendimentos a pacientes com esquizofrenia, o hospital não respondeu.

Comentários (1)

  • Eliane |  22/11/2024 08:08:56

    Espera aí , não é um paciente qualquer, é uma pessoa com problemas mentais ! Como assim não impõe? Essa corja agora estão querendo tirar o deles da rota , essa mãe deveria meter um processo pra quebrar as pernas deles . Uma pessoa com PROBLEMAS MENTAIS foje do hospital e eles alegam que a mesma tem o poder de decidir se fica ou não ?

Confira também: Veja Todas