Terça-Feira, 30 de Junho de 2015, 11h10
População de Sinop discute implantação de Centro Socioeducativo
Da Redação
O secretário adjunto de Justiça da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Luiz Fabrício Vieira Neto, participa da audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Sinop (500 km ao Norte), onde será discutida a implantação de um Centro Socioeducativo no município. De responsabilidade do Sistema Socioeducativo, vinculado a Sejudh, o centro conta com 90 vagas divididas entre o atendimento inicial, provisório e definitivo (este último cessa assim que o interno completa 18 anos).
A unidade conta com dormitórios, cozinha, refeitório, lavanderia, oficina/escola, posto de saúde, quadra de areia e quadra coberta, além de espaço para administração, estacionamento, centro ecumênico e de convívio. As atividades serão desenvolvidas na área de saúde, escolarização e profissionalização incluindo práticas de esporte e lazer.
As discussões sobre a instalação ocorrem durante esta terça-feira (30.06), e poderá ser acompanhada em tempo real pelos internautas. A transmissão ocorre ao vivo no portal da Câmara (www.sinop.mt.leg.br).
De acordo com a assessoria da Câmara, diversos segmentos da sociedade foram convidados e deverão opinar sobre o assunto. O presidente da Câmara de vereadores, Mauro Garcia (PMDB), acredita na presença de um grande público, reforçando a importância do tema.
"O envolvimento de menores em delitos é grande. Estamos vivendo um momento delicado, na questão daqueles que acabam identificados. Queremos ouvir o que a comunidade quer, quais são as sugestões e o que os governos, municipal e estadual poderão fazer para resolver esta situação, tão delicada", disse.
Além dos 15 vereadores, empresários, representantes das policiais, civil e militar, bombeiros, Conselho Tutelar, o juiz da 5ª Vara da Infância e Juventude, Cleber Zeferino de Paula é uma das autoridades que estará presente.
Construção
Os recursos para construção em Sinop e outros seis municípios foram garantidos pelo governo do Estado através de parceria com o Tribunal de Justiça. A equipe técnica da Sejudh, inclusive, já está elaborando os projetos de engenharia.
Atualmente, o Centro de Internação Provisória Sinop está localizado ao lado do anexo feminino da penitenciária Osvaldo Florentino Leite, o Ferrugem, na região central. Por isso, está impedido de receber verbas públicas desde sua inauguração. O motivo estaria relacionado justamente ao fato de estar instalado ao lado de uma unidade prisional, o que é irregular, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
MT Hemocentro realiza capacitação em aférese
Sábado, 05.07.2025 17h00
Alunos de escolas de Cuiabá entram em férias nesta segunda
Sábado, 05.07.2025 16h45
Aprosoja leva rodada técnica para região leste de Mato Grosso
Sábado, 05.07.2025 15h20
Ager fiscaliza ônibus que operam entre Cuiabá e Várzea Grande
Sábado, 05.07.2025 14h34
Justiça mantém preso "02 do PCC" e manda não ficar na mesma ala do CV
Sábado, 05.07.2025 12h10