Cidades

Segunda-Feira, 26 de Maio de 2025, 16h29

SOLENIDADE

Posse de desembargadora é marcada por emoção

Da Redação

 

A magistrada Juanita Cruz da Silva Clait Duarte tomou posse, na manhã desta segunda-feira (26 de maio), como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em cerimônia realizada no Plenário 1 do TJMT. Eleita pelo critério de antiguidade na sessão administrativa do Pleno, no último dia 22, a magistrada passa a ocupar a vaga deixada pela aposentadoria da desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. A sessão solene contou com a presença de autoridades dos três Poderes.

Com mais de três décadas de dedicação à magistratura mato-grossense, a nova desembargadora celebrou o momento com emoção e gratidão. "É uma situação extremamente emocionante. Primeiro, por ser o ponto mais alto da magistratura. E segundo, por tomar posse no plenário que leva o nome do meu pai afetivo. É emoção em dose dupla. Quero somar com os demais colegas e continuar aprendendo no intuito de distribuir justiça, que é o que a sociedade clama."

A presença da família reforçou o simbolismo do momento. Filha única, Juliane Silva Clait Duarte Barbosa, emocionada, traduziu em palavras o orgulho e a trajetória de superação compartilhada com a mãe.

“Para mim, como filha, é uma honra e um orgulho muito grande ver minha mãe conquistando essa posição. Desde pequena, acompanhei a dedicação dela. Por vezes, abrimos mão do convívio, mas eu sempre soube que ela fazia tudo para nos proporcionar uma vida melhor. Minha mãe é referência como ser humano e como profissional. Se eu conseguir ser um terço do que ela é, já terei conquistado muito.”

A solenidade também foi acompanhada por sobrinhos e afilhados, entre eles o advogado Fagner da Silva Botof, que reforçou o legado da nova desembargadora. “Ela sempre foi um exemplo de retidão, honestidade e empatia. Nós crescemos vendo isso nela. Essa posse é uma coroação justa e emocionante de uma carreira exemplar.”

Franklin da Silva Botof, também sobrinho e afilhado, destacou a conexão familiar que sempre esteve presente. “Ela sempre foi como uma segunda mãe. Ela foi nossa inspiração. Todos nós fizemos Direito por causa dela. A nomeação como desembargadora, após tantas lutas, é uma alegria enorme”, disse.

O assessor da desembargadora recém-empossada, Leonardo Loures Tavares, destacou a contribuição que Juanita leva ao Segundo Grau:

 

“Ela é uma professora para nós. Tem um ritmo de trabalho intenso, é extremamente justa e sensível. Tenho certeza de que o tribunal ganha muito com ela. Acompanho seu trabalho há quase dois anos e vejo diariamente sua dedicação, sensibilidade e comprometimento. É uma honra fazer parte desta trajetória”, disse.

Autoridades

Colegas de magistratura e representantes das instituições do sistema de justiça compuseram a mesa de honra e também ressaltaram a importância da nomeação.

Para a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juíza Eulice Jaqueline Cherulli, a posse representa um avanço. “Ela personifica a justiça cidadã. É desprendida, sensível às causas sociais e muito comprometida. Ganha o tribunal, ganha a sociedade. Perdemos uma grande colega na Turma Recursal, mas o tribunal como um todo sai fortalecido”, afirmou.

O deputado estadual Júlio Campos, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, relembrou a ligação histórica com a família Clait Duarte.

“Fui amigo do pai dela, desembargador Wandyr Clait Duarte. Hoje, ver Juanita tomando posse como desembargadora, o tribunal está engrandecido com essa nomeação.”

Também presente à solenidade, o vice-presidente da OAB-MT, Giovane Santin, enalteceu o compromisso da magistrada com o jurisdicionado e o avanço feminino no Judiciário.

“Mais uma mulher ascendendo ao desembargo é motivo de celebração. É uma magistrada com mais de três décadas de serviços prestados à justiça, entrega e compromisso com a jurisdicional.”

A defensora pública-geral do Estado, Maria Luziane Ribeiro de Castro, reforçou a importância da sensibilidade feminina em espaços de poder.

“A doutora Juanita representa bem essa renovação do TJMT, com foco na população vulnerável. Temos certeza de que ela fortalecerá ainda mais a atuação do tribunal. Mulheres comprometidas como ela engrandecem nossas instituições.”

Já o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, destacou o percurso da nova desembargadora por várias comarcas do estado.

“Ela traz consigo uma experiência vasta e uma sensibilidade aguçada. Que tenha paz, paciência e continue contribuindo para uma justiça célere e pacificadora.”

A desembargadora Juanita atuou em diversas comarcas, entre elas Alta Floresta, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães. Foi titular do oitavo Juizado Especial Cível e Criminal de Cuiabá e também da Turma Recursal, onde teve destacada atuação colegiada.

Também prestigiaram a solenidade os desembargadores aposentados Flávio José Bertim, Graciema Ribeiro de Caravelas, Manuel Ornelas de Almeida e o presidente em exercício da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Emerson Maninho, além de diversos juízes, juízas, servidores e servidoras do TJMT.

POSSE JUANITA4.jpg

POSSE JUANITA5.jpg

POSSE JUANITA1.jpg

POSSE JUANITA2.jpg

POSSE JUANITA3.jpg

Confira também: Veja Todas